Mudanças no estatuto de entidades ligadas ao varejo, diminuição da carga tributária e maior representatividade do setor foram alguns dos temas debatidos durante o Congresso Brazilian Retail Week, que, realizado na última terça-feira, 29, em São Paulo, teve como tema o Varejo em Transformação: Competitividade em Foco.
Ao lado de João Galassi, participaram do debate o presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), Luiz Fernando Veiga; o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro franco; a presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Cristina Franco; o VP e coordenador geral do Conselho do Varejo – ACSP – Associação Comercial, Nelson Felipe Kheiraah e a diretora executiva da IDV, Fabíola C. Xavier.
Durante o debate, o presidente da APAS defendeu a constituição de uma associação que represente o varejo como um todo. “Precisamos ter uma voz única para fortalecer a união dos nichos, ou seja, um pilar único. Devemos ser a associação das associações”, disse.
“O setor supermercadista possui 92 bilhões de faturamento, enquanto no Brasil, o faturamento corresponde a 272 bilhões e 82 mil lojas, o correspondente a 6% do PIB. O consumo das famílias representa 64% do PIB do Brasil e 25% de São Paulo, além de empregar 9 milhões de pessoas. Já está na hora de termos uma associação que nos represente”, frisou.
A diretora executiva da IDV, Fabíola C. Xavier, corrobora com as palavras de João Galassi. “O setor vem amadurecendo muito, principalmente nos últimos 10 anos. Seria factível ter algo que pudesse nos unir”.
A opinião sobre a necessidade da reforma tributária e a grande burocracia existente foi unânime no debate. “Valeria a pena brigarmos pela reforma tributária. Há muita burocracia e que toma o tempo dos pequenos, sendo que eles são o celeiro da mão de obra e ajudam o varejo a crescer”, afirmou Nelson Felipe Kheiraah.
Neste contexto, a presidente da ABF, Cristina Franco, reforçou que há uma reunião agendada para o mês de setembro, a fim de construir uma pauta única em torno da discussão acerca sobre rumos do setor. “Vimos a força do empresariado ligado à indústria e enxergamos, sim, a possibilidade de uma união entre os varejistas. Por este motivo, vamos nos reunir, discutir esses temas e nos organizar para que nossa voz seja forte e tenhamos mais representatividade no Governo”.
O presidente da ABRASCE, Luiz Fernando Veiga, defendeu a união dos setores em prol do varejo. “Não estamos com tempo para ir ao ataque, por isso ficamos sempre na defensiva. Só queremos que o Governo nos deixe trabalhar”, afirmou.
Questionado sobre um grande sonho, o presidente da APAS reiterou o desejo de ver o setor crescendo cada vez mais. “Queremos continuar empregando. Atualmente, a cada cinco empregos, um é proveniente do varejo. Podemos ir além”.
Considerado um dos maiores eventos do varejo brasileiro, o BRWeek, que se encerra nesta quarta-feira, 30 de julho, deve reunir cerca de 2.500 varejistas e especialistas de todos os setores do mercado. O presidente da APAS, João Galassi, participou da sala Marketing, Comportamento e Consumidores, que abordou a representatividade do setor.