Quando uma pequena casa que comercializava carnes, sediada em uma pensão alugada, foi inaugurada, o empresário Emilio Mosquera Gonzale não imaginava o quão longe poderia chegar. De 1972 para cá, muita coisa mudou e o pequeno negócio se transformou em um dos supermercados mais conceituados da cidade de São Paulo: o Madrid, que conta com unidades nos bairros Santa Cecília e Paraíso. Ao lado de centenas de lojas do estado, 834 no total, o associado da APAS participou da campanha Marcas Campeãs, que, em maio, sorteou mais de R$ 1 milhão em prêmios aos consumidores.
Olavo de Brito, que presta consultoria ao Madrid Supermercados, destaca a oportunidade de gerar uma campanha de captação de mailing e ações de integração com os clientes. “Passamos diariamente por lojas de vizinhanças que não têm esta oportunidade e, além disso, não contam com um departamento de Marketing para desenvolver ações que são primordiais, a partir do maior envolvimento com os clientes”, afirmou.
O profissional da ODB Consultoria e Treinamento ainda salientou que, a partir de uma campanha estruturada, o operacional das duas lojas (atendentes, operadoras, repositores e gerentes) contou com uma nova – e interessante – forma de interação com os clientes, oferecendo inovação e um diferencial. “Dentro das lojas do Madrid, a comunicação visual da campanha com apresentação dos prêmios trouxe um status que somente redes maiores possuem, pois, realmente, se tratou de uma campanha de porte muito grande”, explicou.
Na visão de Olavo de Brito, a campanha Marcas Campeãs APAS também aguçou a curiosidade e expectativa dos clientes acerca da possibilidade de ganhar grandes prêmios (destaque para uma casa e 20 carros) e rendeu frutos pós-sorteio. “Tivemos a feliz surpresa de ver que um dos ganhadores dos carros é cliente da loja. Este fato deu uma credibilidade ainda maior para a campanha, bem como gerou outras formas de interação com os clientes, que, por consequência, têm mais motivos para continuar comprando no Madrid e participando de nossas ações”, comemorou o profissional.
Colhendo frutos
Segundo Olavo de Brito, a campanha Marcas Campeãs APAS deixa um legado para a loja que, de forma independente, dificilmente seria alcançado. Como benefícios, o profissional cita a formatação da campanha, grandes prêmios ofertados, comunicação visual, estruturação e organização do sorteio. “Destaco também, claro, a entrega de um carro 0 Km a um feliz cliente”, disse. “Ressalto ainda o mailing disponibilizado após a campanha, que servirá como base para uma nova ação de relacionamento que está inserida no planejamento da empresa, a partir da implantação do software CRM”, complementou.
Como não poderia ser diferente, o ganhador do carro 0 km, Luiz Fernando Juncal Gomes, é só felicidade. O morador do bairro de Higienópolis realiza compras semanalmente na loja do bairro Santa Cecília. “Quando me ligaram, nem passou pela minha cabeça que eu tinha ganhado um carro. Não acreditei, até porque fui bancário por 32 anos e já vi uma série de golpes. Mas quando acessei o site da promoção e vi meu nome, eu confirmei que era verdade”, comemorou.
O felizardo já possui carro e, desta forma, o prêmio servirá como um investimento. Entretanto, o pouco tempo que guiou o possante foi suficiente para tecer elogios. “Não conhecia o Nissan March, o carro é muito bom”.
Madri Supermercados
A loja localizada no bairro da Santa Cecília comercializa mais de 16 mil itens, sendo que um dos destaques está relacionado à seção padaria, com produtos preparados no local. O supermercado conta com uma área de vendas de 1.350,00 m², que, após a inauguração do Espaço Café, estabelecido no piso superior da loja, passou a contar com uma área de, aproximadamente, 1.550,00 m².
Em janeiro de 2014, foi inaugurada a unidade Paraíso, com área total de 920 m², sendo 500 m² de área de vendas mix de cinco mil produtos, seis checkouts e 75 colaboradores. Um dos destaques da nova loja é a Adega Madrid, que conta com mais de 300 rótulos de bebidas dos melhores produtores do Brasil e do mundo, sendo que, periodicamente, um sommelier auxilia os consumidores na escolha dos rótulos. “Não é tecnologia, arquitetura, tamanho da loja ou preço, mas, sim, o serviço que faz a diferença. Dar atenção às pessoas”, afirmou na ocasião a diretoria do Madri, Mercedes Mosquera.
Já solicitou o seu mailing de clientes?
Os associados que participaram da campanha e desejam contar com o mailing de clientes que fizeram compras nas lojas durante a campanha, favor enviar e-mail para associados@promocaomarcascampeas.com.br ou ligar para o telefone (11) 2076-0133. A lista completa dos ganhadores pode ser visualizada aqui