Novos conhecimentos. Troca de experiências. Interação. Dicas. Diversão. Assim podemos resumir a participação dos associados da Regional Marília na Caravanas APAS, realizada na última quarta-feira, 20 de agosto. Ao visitar a Sede, em São Paulo, o grupo de supermercadistas foi recepcionado pelos gerentes da Associação, que, inclusive, fizeram uma explanação mais detalhada sobre os produtos e serviços oferecidos com exclusividades aos associados. A impressão foi a melhor possível.
“A recepção foi ótima e, neste sentido, deu para perceber que a Associação é, de fato, feita para os associados. Além disso, foi muito produtivo e agradável, uma vez que pudemos ter mais conhecimentos sobre os produtos e serviços oferecidos pela APAS”, afirmou o diretor da Regional Marília e também do Supermercado São Bento, Antônio Carlos Colatto.
Carlinhos, como é chamado o diretor Antônio Carlos Colatto, também elogiou a estrutura do Espaço APAS Centro de Convenções. “É impressionante e pudemos ver que a renda proveniente do aluguel dos auditórios e salas é revertida para ações voltadas aos associados”, disse.
Lucas Araújo Costa, colaborador do Supermercado e PanificadoraTapuias, localizado na cidade de Tupã, resumiu a estrutura física da APAS como “fascinante”. E os elogios não pararam por aí. “Foi uma grande alegria ser convidado para participar da Caravana. A Sede é fascinante e superou todas minhas expectativas. Também destaco a recepção calorosa e humana de todos da APAS”.
Visitas técnicas
No período da tarde, os supermercadistas tiveram a oportunidade de visitar duas lojas da capital, a fim de conhecer um pouco mais sobre a gestão e operação das mesmas. O “tour” começou pelo Supermercado Jaguaré, que, fundado em 1965 como um depósito de secos e molhados, conta atualmente com 1.200 m² de área de vendas, sete checkouts e um mix com quase 20 mil itens. Os associados foram recebidos pelo proprietário Marcelo Ferreiro Neto (também vice-diretor da APAS Regional Osasco) e pelos gerentes Alexande e Leandro.
“Nossos clientes, públicos A e B, priorizam a qualidade dos produtos em detrimento ao preço. Hoje, por exemplo, o ticket médio da loja é de R$ 42, até pelos importados que comercializamos”, contou Marcelo Ferreiro Neto. “Nosso mix inclui 120 cervejas importadas e uma adega com 600 rótulos de vinhos”, completou.
De acordo com o proprietário, o sucesso da loja é resultado de muitos fatores, entre eles, a constante atualização e o investimento nos colaboradores. “Mais ou menos duas ou três vezes ao mês eu visito outras lojas, pois temos que inovar sempre. Além disso, a empresa conta com uma política de valorizar os colaboradores, pois se o cara é bom, temos que investir. Não é a toa que pagamos salários acima do mercado”, explicou.
Na sequência, os associados se dirigiriam até o Hipermercado Záffari, empreendimento que também contempla o shopping Bourbon. O gerente de Frente de Caixa, Alberto, mostrou a loja aos supermercadistas. “São 8.200 m² de área, 510 colaboradores e 40 checkouts”, disse.
De acordo com o profissional, trata-se do primeiro empreendimento do Grupo Zaffari fora do Rio Grande do Sul e o planejamento estratégico da empresa engloba a abertura de outros dois na capital paulista. “Nosso público é A e B. Recebemos aproximadamente seis mil clientes ao dia, sendo que este número dobra aos finais de semana”.
Impressão dos associados
As visitas técnicas foram mais do que aprovadas. O diretor Antônio Carlos Colatto destacou a simpatia dos representantes das duas lojas e o fornecimento de dados importantes sobre o negócio e o setor. “Foi legal a troca de experiências entre os supermercadistas, uma vez que, embora já nos conheçamos, pudemos estar mais próximos para, inclusive, contar passagens e fatos sobre nossos negócios. A evolução está na busca e queremos evoluir nossas empresas”.
O colaborador do Supermercado e PanificadoraTapuias, Lucas Araújo Costa, também fez elogios às visitas técnicas. Na primeira, o supermercadista destacou o empreendedorismo do proprietário, bem como a organização da loja. “Tudo é muito simples, como por exemplo, os depósitos, mas muito organizado. Também gostei do plano de valorização dos funcionários”, afirmou.
No que diz respeito ao Záffari, Lucas se disse impressionado com o mix de produtos e uma seção em especial chamou atenção do profissional. “Gostei bastante da adega”.
A Caravana APAS deixou aquele gostinho de quero mais e, neste contexto, o diretor Carlinhos deixou seu recado final. “A APAS tem muito a oferecer e espero que nós, associados, possamos contribuir e explorar cada vez mais. Esperamos voltar muito em breve a São Paulo”, concluiu.
Clique aqui e confira a galeria de fotos da APAS Regional Marília.