“A APAS está de parabéns pela viagem maravilhosa que fizemos à Itália, onde visitamos vários perfis de loja – da simples a mais sofisticada”. Palavras do associado Placídio Messias Filho, do Supermercado Palmital, que resumem o sentimento do grupo participante da Viagem Técnica Internacional SuperVarejo 2014. Os supermercadistas conheceram a operação de alguns dos maiores varejistas de Milão, Padova, Veneza e Firenze, dentre eles, Coop Nave de Vero, o Unicoop Firenzi, o Lidl, Eataly Milano e Esselunga.
“Apesar de eu ser de uma cidade pequenininha, de 22 mil habitantes, digo que é um orgulho participar da diretoria da APAS. A viagem foi maravilhosa”, complementou Placídio Messias Filho.
Aparecido Omote, diretor do Supermercados Neto, que conta com duas lojas em Presidente Epitácio, corrobora com as palavras do colega. “Foi bastante positivo esse convívio e interação com os outros supermercadistas, além, claro, de conhecer um País lindo como a Itália”, elogiou. “Esta viagem fica para a história da APAS e gravada em nossos corações”, complementou.
No dia 25 de agosto, por exemplo, o consultor técnico Sílvio Laban apresentou de forma detalhada as características e modo de operar das lojas italianas. Na sequência, os executivos da empresa Arneg, que, fundada há 50 anos na Itália, é uma das principais líderes internacionais de mercado na produção e instalação de equipamentos para o varejo, abordaram tecnologia e novos formatos para o setor.
Patrocínio de peso
O diretor Comercial da Arneg, Riccardo Zago, recepcionou o grupo de supermercadistas no País da Bota. O executivo destacou a importância da Viagem Técnica Internacional SuperVarejo.
“É importante para introduzir da forma mais direta à APAS e seus associados as nossas mais modernas realizações, bem como conferir as tendências tecnológicas que estamos implementando na Itália e que, com certeza, vamos oferecer no mercado brasileiro”, afirmou. “Ficamos orgulhosos pela escolha da Itália para sediar o evento. Os supermercadistas irão se surpreender com o nível técnico e qualitativo do varejo Italiano, e também com a qualidade e variedade tecnológica das instalações dos supermercados que serão apresentados nas visitas técnicas”, complementou.
A Consinco, provedora de software de gestão corporativa para empresas varejistas, atacadistas e distribuidoras, foi representada no evento pelo diretor-presidente Flávio de Barros e o diretor Comercial, Silvio Sousa. No ano passado, a empresa patrocinou a Viagem Técnica, cujo destino foi Nova York, nos Estados Unidos. “Pelas boas experiências que tivemos, achamos oportuno patrocinar a edição de 2014”, ressaltou Silvio Sousa.
O patrocínio se deu em conjunto com a empresa italiana Di.Tech, que, especializada em sistemas de informação para o varejo, é representada no Brasil pela Consinco. “Os supermercados da Itália são muito desenvolvidos em projeto, design e uso de tecnologia”, disse o diretor-presidente Flávio de Barros.