A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS/APAS) registrou, em dezembro, 14% de otimismo em relação ao ambiente econômico atual e futuro. Do total de entrevistados, 47% se mostraram pessimistas e, 39% se mantiveram neutros.
Com relação ao momento atual, o otimismo atingiu 14%, enquanto o pessimismo foi verificado em 52% dos respondentes e 35% se mostraram neutros. No que diz respeito à expectativa em relação ao futuro: 15% apontaram otimismo, enquanto 41% se mostraram pessimistas e 44% se mantiveram neutros. Do mesmo modo, tanto as avaliações com relação ao ambiente econômico atual e em relação ao ambiente econômico futuro apresentaram baixo nível de confiança.
Os destaques para este comportamento de falta de confiança foram as avaliações em relação ao otimismo quanto aos níveis de taxa de juros, a inflação e a satisfação com o governo federal, em que o pessimismo foi verificado, respectivamente, em 92%, 61% e 92% dos entrevistados. Ou seja, 61% dos empresários do setor supermercadista estão pessimistas quanto à inflação a atual. E este indicador é o mesmo para a expectativa futura, o que agrava ainda mais a percepção futura, pois além do momento atual ser mal avaliado, os empresários do setor não vê boas perspectivas para o futuro.
Houve uma deterioração no comportamento do indicador de confiança do setor supermercadista desde meados de 2013 e ao longo de 2014, e o dado verificado em agosto refletiu esta tendência. E esta tendência tem afetado de maneira negativa o desempenho das vendas do setor supermercadista. Deste modo, a expectativa de vendas nos supermercados para 2014 é de ligeiro crescimento ou até mesmo estabilidade em relação a 2013, diante de um cenário de inflação e crescimento mais moderado da renda e do emprego ao longo deste ano.
NOTA METODOLÓGICA
A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de 2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades, inserção no mercado.
