De acordo com o Índice Nacional de Vendas ABRAS, elaborado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade, as vendas do setor supermercadista em valores reais – deflacionadas pelo IPCA/IBGE – apresentaram alta de 2,53% em agosto na comparação ao mês anterior e alta de 2,63% em relação ao mesmo mês de 2013. No acumulado do ano, as vendas cresceram 1,63% ante o mesmo período de 2013.
Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram crescimento de 2,79% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a agosto de 2013, alta foi de 9,31%. No acumulado do ano, as vendas, em valores nominais, cresceram 7,94%.
De acordo com o presidente do Conselho Consultivo da ABRAS, Sussumu Honda, o resultado vem ao encontro das previsões da entidade no que tange à continuidade de vendas positivas neste segundo semestre. O indicador da ABRAS também mostra aumento de faturamento em comparação a julho, uma vez que o mês contou com cinco finais de semana completos, o que impacta fortemente as vendas do setor.
No cenário macroeconômico, a manutenção da taxa de desemprego em 5% em agosto, nível historicamente baixo, também contribuiu para o resultado do setor. “Estamos otimistas com as vendas do setor e esperamos que, principalmente depois de outubro, o consumidor fique mais estimulado a comprar com a proximidade das festas de final de ano”, explicou Honda.