Um dia para sair da rotina, trocar ideias com os colegas supermercadistas e, claro, conhecer outras visões de negócios. Na última quinta-feira, 9, associados da Regional Guarulhos participaram da Caravana APAS, que, com patrocínio das empresas Fagundes e Pagliaro e Diogo & Silva, contemplou visita à Sede e em duas lojas da capital: Supermercado Jaguaré e Natural da Terra.
Pela manhã, os gestores da APAS fizeram uma apresentação dos respectivos departamentos, ressaltando os serviços e produtos que estão à disposição com exclusividade dos associados. O presidente da APAS, Pedro Celso, recepcionou os supermercadistas, agradeceu a presença de todos e deixou as portas da entidade sempre abertas. “A APAS é muito importante no que diz respeito a posicionamento junto a possíveis movimentos políticos, representando os associados, através da ABRAS, em Brasília e no Estado de São Paulo”, disse.
Rodolfo, comprador do Comercial Esperança Atacado e Distribuidor, que conta com 11 unidades no Estado, elogiou as dependências do Espaço APAS Centro de Convenções. “A Sede é bem localizada, um espaço excelente para os mais variados tipos de eventos, sendo um ambiente bem projetado. Dá para dizer que é um local em que as pessoas se sentem bem, pois é aconchegante”.
Visitas técnicas
O “tour” da Caravana começou pelo Supermercado Jaguaré, que, fundado em 1965 como um depósito de secos e molhados, conta atualmente com 1.200 m² de área de vendas, sete checkouts, 82 colaboradores (incluindo jovens aprendizes e aposentados) e um mix com quase 20 mil itens. Os associados foram recebidos pelo proprietário Marcelo Ferreiro Neto (também vice-diretor da APAS Regional Osasco) e pelos gerentes Leandro Gentil e Alexandre.
O gerente Leandro Gentil destacou que a loja atende os públicos A e B, e, portanto, o foco está na qualidade dos produtos em detrimento ao preço. Atualmente, o ticket médio do supermercado é de R$ 42, até pelos importados que são comercializados, como por exemplo, um mix que inclui 120 cervejas e adega com 600 rótulos de vinhos.
De acordo com o proprietário, o sucesso da loja é resultado de muitos fatores, entre eles, a constante atualização. “Mais ou menos duas ou três vezes ao mês eu visito outras lojas, pois temos que inovar sempre. Vou com olhos de consumidor, então, eu compro, experimento e passo a comercializar no Jaguaré”, contou Marcelo.
Além disso, a empresa conta com uma política de valorizar os colaboradores, até em virtude do alto turnover que impera no setor supermercadista. “Empresa vive de pessoas, então, nossa preocupação é permanente. Pagamos um salário acima do mercado e também oferecemos todos os benefícios, como por exemplo, plano odontálgico, que adquirimos em parceria com a APAS”, afirmou Gentil.
O gerente ainda contou duas curiosidades da loja: O sucesso do delivery, responsável por até 30% das vendas, além da “caderneta”, que oferece limites aos clientes, considerados, mais leais. “Aqueles que compram conosco há mais de 20 anos, por exemplo, podem pagar as compras dias depois ou até no mês seguinte”, explicou.
Na sequência, a Caravana APAS partiu rumo ao bairro da Vila Leopoldina, onde está localizada uma das sete lojas do Natural da Terra. Com origem em uma pequena loja no Ceasa, a rede deve abrir a oitava filial no mês de novembro, em Interlagos. “Atualizamos no setor há 12 anos e atendemos, em média, 1.200 clientes por dia, das classes A e B. As lojas contam com oito mil itens e, no total, temos 1.300 colaboradores”, afirmou André Lucena, da área de Projetos e Negócios da rede.
O profissional salientou que as seções mais importantes são de hortifrúti e açougue, com foco na excelência dos produtos e atendimento. “Nosso ticket médio está entre R$ 70 e R$ 100”. André ainda complementou dizendo que “o ótimo é inimigo do bom, então, é necessário melhorar sempre para fidelizar os clientes”.
Visão dos associados
De acordo com Nelson Lopes, diretor da Regional Guarulhos, a Caravana APAS foi uma ótima oportunidade para rever os amigos, sair um pouco da empresa e da rotina, além de passar um dia repleto de troca de ideias com pessoas do mesmo segmento. “As visitas técnicas foram muito proveitosas e os conceitos vistos podem ser aplicados. Por exemplo, gostei muito do delivery do Jaguaré, que, sem sistemas ou qualquer burocracia, aumenta as vendas em 30% por meio de telefone e e-mail. Pretendo implantar em uma de nossas lojas”, afirmou o também diretor da Rede Barbosa de Supermercados, que conta com 31 lojas no Estado.
Nelson ainda afirmou que, ao conversar com o proprietário do Jaguaré, Marcelo Ferreiro Neto, pretende investir em cervejas premium. “Peguei informações sobre possíveis distribuidores. Achei a gestão do supermercado simples e bem eficiente, além do gerente que é muito integrado à loja, parecendo, inclusive, um ambiente bem familiar”.
Em relação ao Natural da Terra, o diretor da Regional destacou o alto nível de excelência nos produtos e atendimento. “Vamos inaugurar uma loja no Km 18 da Rodovia Raposo Tavares mais ou menos com o mesmo conceito”, disse.
Rodolfo, do Comercial Esperança Atacado e Distribuidor, aprovou ambas as visitas, destacando o foco das lojas no público-alvo, obtendo um ótimo retorno mediante o investimento realizado nos clientes e nas lojas. “São bem localizadas e em regiões com pessoas de alto poder aquisitivo, o que faz com que eles possam vender produtos a um valor unitário alto. Destaco ainda o atendimento, qualidade e limpeza, tudo muito rígido”, elogiou.
O comprador ainda se disse impressionado com pequeno estoque do Jaguaré, o significa, segundo ele, a alta rotatividade dos produtos. “A loja aparenta ser pequena por fora, porém, é bem grande. Aliás, grandeza de tamanho e administração”.
Alexander Mendes Lima, do Hortifruti Fartura, localizado na zona norte da capital, se disse lisonjeado em participar da Caravana APAS. As visitas, segundo ele, trouxeram uma série de novas ideias e conceitos, que poderão ser aplicados na loja em que atua, levando-se em consideração o público-alvo (classes B e C).
“As visitas nos dão parâmetros para poder melhorar os nossos negócios, por exemplo, no âmbito da precificação, limpeza e exposição dos produtos. O trabalho dos outros nos dá outra visão, para ser aplicada na prática”, elogiou.
O supermercadista, que já frequenta a Associação há mais de 20 anos, destacou a participação frequente nos cursos da Escola APAS, bem como os produtos e serviços que estão à disposição dos associados. “Gostei bastante dos convênios oferecidos e vou levar para minha diretora”.
Clique aqui e confira as fotos da Caravana APAS.
Mais sobre o projeto
A Caravana APAS, idealizada pela Diretoria de Apoio e Relacionamento com o Associado, tem o objetivo de aproximar ainda mais os supermercadistas da APAS, além de proporcionar um dia diferente e agradável aos associados.