A Coop – Cooperativa de Consumo, que conta com 28 unidades de distribuição, sendo 21 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e uma em Tatuí, completa 60 anos de atuação com olhos no futuro. Segundo o diretor-presidente da empresa, Márcio Francisco Blanco do Valle, a empresa implantou ações para se adequar ao nível de competitividade do mercado.
“Para não termos resultados negativos neste ano, a Coop reduziu 10% de suas despesas operacionais e 5% do efetivo. Foram reduções drásticas, porém, necessárias para preservar a saúde da cooperativa e a empregabilidade dos 5.800 colaboradores”, explicou Valle.
De acordo com o executivo, as mudanças estratégicas também preparam a empresa para 2015, definido como um “ano de ajustes para a economia”. “Estamos observando uma queda no fornecimento em 2014, que deverá continuar no próximo ano, devido à perda do poder aquisitivo, principalmente com as demissões no ABC, alto endividamento e corrosão do poder de compra devido à inflação. Além disso, a expectativa de aumento de preços represados, como nos transportes, energia elétrica e combustíveis, contribui para reduzir o nível de confiança da população, retraindo ainda mais a disposição para o consumo”, acrescentou o diretor-presidente da Coop.
Investimentos
Neste ano, a Coop anunciou investimentos da ordem de R$ 123,5 milhões a serem aplicados na aquisição de um terreno para construção de um novo CD – Centro de Distribuição, novas unidades, reforma de lojas e compra de equipamentos.
O investimento também contempla a implantação de cinco drogarias externas, sendo que duas já foram inauguradas – uma em maio, totalizando três unidades em São Bernardo do Campo, e outra no mês de agosto na cidade de Santo André.
Com as inaugurações, a Coop passa a contar com 32 drogarias, sendo 28 delas anexas às unidades. No que diz respeito à Central de Distribuição, Márcio Francisco Blanco do Valle explica que o atual espaço já não atende às necessidades da rede. “É preciso triplicar a atual área de estocagem, por isso a busca para encontrar espaço adequado para a construção do novo CD”, concluiu.