No mês do consumidor, Walmart e Unilever se juntam em uma ação para incentivar atitudes e compras mais sustentáveis. Um totem interativo foi instalado em 10 lojas das redes, que apresentam produtos com diferenciais de sustentabilidade, divididos em saúde, bem-estar e planeta.
A ação objetiva a interatividade, afinal, o consumidor poderá fazer o já tradicional selfie para ser compartilhado nas redes sociais, como prova do apoio à causa sustentável. “O varejo tem um papel muito importante na educação do consumidor para escolhas mais conscientes. Apenas com acesso a informações sobre seus diferenciais, as pessoas poderão fazer escolhas de produtos mais sustentáveis”, explicou a gerente de Sustentabilidade do Walmart Brasil, Tatiana Trevisan.
Dentre nos produtos destacados, a rede cita o Comfort concentrado, no qual será possível descobrir que a marca reduziu em 78% o uso de água em sua formulação.
Pacto Pela Sustentabilidade
Em evento realizado no Espaço APAS Centro de Convenções, no dia 7 de outubro, o Walmart Brasil comemorou 5 anos do Pacto Pela Sustentabilidade. “Foi um modelo de negócios iniciado em meio a uma crise e que, ao longo deste período, trouxe a tona importantes discussões e acordos setoriais passaram a ser implementados, tais como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 438, voltada ao combate ao trabalho escravo, a moratória da soja e o novo Código Florestal. O Pacto provoca uma reflexão na sociedade”, afirmou o presidente do Walmart Brasil, Guilherme Loureiro.
Presente no evento, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, parabenizou todos os envolvidos no Pacto pela Sustentabilidade. “Não se faz história sem reconhecer a história”. Na visão da ministra, o desenvolvimento sustentável virou parte integrante da gestão dos negócios, com mais competitividade e engajamento. “Não podemos enxergar o consumo como vilão, afinal, é inevitável. Tivemos muitas mudanças nos últimos cinco anos, mas ainda podemos fazer muito mais. O Brasil tem que entender as oportunidades, dialogar com todos os envolvidos. Temos que viver de soluções e não problemas”, complementou.
Ganhos na prática
Tatiane Donato Trevisan, gerente de Sustentabilidade do Walmart, apresentou os resultados obtidos nos últimos cinco anos, que, claro, contaram com a efetiva participação dos fornecedores da indústria. Destaque para a redução de 70% do fosfato nos detergentes; oferta de produtos de lavanderia, no mínimo, duas vezes mais concentrados, orgânicos em pelo menos uma categoria de alimentos e de marcas próprias; sem contar a redução no consumo das sacolas plásticas e a restrição comerciais a empresas que se utilizam do trabalho escravo.“Trata-se de um dia feliz para comemorar os avanços dos últimos cinco anos”.
A indústria também participou do evento e algumas das empresas debateram o legado deixado pelas ações implementadas ao longo dos cinco anos do Pacto. O diretor Comercial da Naturale, Cristiano Dolzan, destacou o engajamento dos colaboradores e a contratação de parceiros e fornecedores que impeçam o trabalho escravo. Gino Di Domenico, CEO da Brasil Kirin, também fez suas considerações.
“Os pilares das ações sustentáveis são gestão e tecnologia. Também destaco o engajamento dos colaboradores, que resultaram em redução de 4 mil toneladas na geração de resíduos e com 98% de reciclagem. Também reduzimos em 20% o consumo específico de água, além da energia elétrica e combustíveis”, explicou.
Segundo a gerente de Sustentabilidade da Unilever, Ligia Camargo, dos maiores desafios neste contexto é incluir a sustentabilidade na pauta de grandes decisões da empresa, que envolve resultados, segurança e diversidade. “A educação da mudança de hábitos dos consumidores, mediante a oferta de novos produtos, também é um desafio”.
Marcelo Gonçalves, que atua na Comunicação Corporativa da Sony Brasil, afirmou que, por se tratar de uma indústria japonesa, localizada em uma ilha sem muitos recursos, a empresa já tem a sustentabilidade no DNA. “Desenvolvemos diversos programas e, dentre eles, o consumo de energia e gestão dos materiais químicos foram reduzidos”.
Luiz Pretti, CEO da Cargill, destacou a parceria com a TNC (The Nature Conservancy) no Cadastro Ambiental Rural, a partir do compromisso dos produtores com a preservação ambiental, levando-se em consideração a não utilização do trabalho escravo. “Um desafio grande é manter o diálogo com sociedade, parceiros e ONGs”, disse.
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