“Associado da APAS é visto, ouvido e representado em suas necessidades e problemas, sendo que, por meio dos produtos e serviços que a entidade oferece, é possível reduzir quase à zero o custo efetivo dessa Associação”. Com esta frase, o diretor do Recanto Supermercado e Hortifrúti, Sérgio Samano, resumiu o benefício em integrar o quadro associativo da entidade que representa os supermercadistas no Estado de São Paulo. O também diretor da Distrital Sul abriu as portas de sua loja, localizado na zona sul da capital, para visita dos gerentes da APAS, Eduardo Ariel Grunewald, Priscila Macca, Marcos Vinícius Silva, Rodrigo Mariano, Fernando D’Ascola e Ana Carolina Stano Casalinho.
As visitas aos supermercadistas de todo o Estado já integram a rotina dos gerentes da APAS, cujo objetivo é estreitar ainda mais o relacionamento, promover interação e, claro, criar uma atmosfera de troca de ideias em prol do entendimento das demandas dos supermercadistas no que diz respeito à operação das lojas.
“Utilizo quase todos os serviços e produtos que a APAS oferece aos associados, como por exemplo, cursos da Escola APAS, ferramenta on-line e-Super, revistas, Pesquisa Salarial, Campanha Marcas Campeãs, convênios de seguro patrimonial, assistência médica e odontológica, bobinas térmicas, entre outros”, contou Samano.
O supermercadista também abordou algumas das maiores dificuldades enfrentadas na rotina de operação da loja, com destaque para o nível crescente de obrigações fiscais acessórias e a alta carga tributária, principalmente sobre a folha de pagamento, o, que segundo ele, penaliza o modelo de negócios. Os aspectos econômicos também foram citados. “Ainda tem o alto turnover de colaboradores, o encarecimento no valor dos imóveis e seus impactos sobre a operação, a gradativa volta da inflação e a falta de crescimento do Brasil”.
Mais de 40 anos de história
Fundado em 1969, o Supermercado Recanto da Economia sofreu uma mudança no modelo de negócios e, em meados de 2011, passou a se chamar Recanto Supermercado e Hortifrúti. A loja atende predominantemente as famílias das classes A e B.
“A loja tem focado estrategicamente na prestação de serviços (delivery), no mix de produtos, levando-se em consideração o porte da loja, além do pacote de soluções oferecido aos seus clientes, a partir da variedade de produtos nas seções FLV, higienizados e prontos para consumo, produtos de rápido preparo, orgânicos, flores, padaria, confeitaria, vinhos, importados, cafeteria, entre outros”, explicou Sérgio Samano.
No que diz respeito à expansão do negócio, com foco na abertura de uma nova unidade, o diretor explicou que, no atual momento, não existe um planejamento estratégico neste sentido, entretanto, a ideia não está descartada. “A expansão segura é necessária para gerar a motivação e o desenvolvimento da equipe de colaboradores. Desta forma, esta possibilidade não pode ser descartada”, concluiu.