Os últimos dias da Campanha Outubro Rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama, tipo que mais acomete mulheres, contou com a efetiva participação de colaboradores dos supermercados associados da APAS. Colaboradores das redes de Supermercados Estrela, da região de Presidente Prudente, e Barbosa, de Guarulhos, se vestiram de rosa em apoio à Campanha.
Todas as nove lojas dos Supermercados Estrela, distribuídas pelas cidades de Presidente Prudente, Regente Feijó e Álvares Machado, se vestiram de rosa. O diretor da rede, Marcelo Luis Nicoluci, explicou ainda que a parceria com a Secretaria da Saúde resultou no trabalho de conscientização, além da arrecadação de alimentos
Já o Barbosa Supermercados, que conta com 29 lojas em São Paulo, Guarulhos e interior, realizou uma ação na matriz, que contou com grande participação das colaboradoras em prol da conscientização. Na ocasião, as mulheres participaram de sorteio de esmaltes, afinal, beleza e autoestima elevada sempre são bem-vindas.
Apoio da APAS
A entidade fortaleceu a Campanha junto aos associados por meio dos canais de comunicação internos e externos. A partir do dia 1º de outubro, duas faixas foram estendidas na fachada Sede, em São Paulo, e um e-mail foi enviado aos associados supermercadistas com o material gráfico para divulgação da campanha em suas lojas.
As mídias sociais também trouxeram informações acerca da campanha. Curta a página no Facebook (www.facebook.com/portal.apas) e siga-nos no Twitter (www.twitter.com/infoapas).
Mais sobre o movimento
O Outubro Rosa simboliza a luta contra o câncer de mama, o tipo que mais acomete mulheres, e tem no laço de fita rosa o símbolo que estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento popular internacional tem sua origem ligada aos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro e, posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês tornou-se oficial na prevenção do câncer de mama. A história do Outubro Rosa nos remete à última década do século 20, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Desde então, a corrida é promovida anualmente na cidade.
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, sendo, assim, denominado “Outubro Rosa”. Todas as ações eram – e ainda são – direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce, sendo que, a fim de sensibilizar a população, as cidades se enfeitavam com os laços na cor rosa, principalmente nos locais públicos. Adiante, surgiram outras ações focadas no Movimento, tais como corridas e desfiles de moda com pessoas que venceram a doença.
Já a ideia de iluminar monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, entre outros, de rosa, surgiu posteriormente – embora não haja uma informação oficial do período ao certo. Entretanto, vale frisar que o mais importante é a disseminação do Movimento em torno do mundo, sendo que tal ação assume um papel importante de “leitura visual” da causa, compreendida por todos.
Para mais informações, acesse o site http://www.outubrorosa.org.br.
