As empresas são constituídas de pessoas e o relacionamento entre elas pode ser um aliado – ou um problema – para o bom andamento das atividades e, por consequência, se reflete diretamente na produtividade e resultados da companhia. Nos supermercados a história não é diferente e, neste contexto, a Escola APAS, por meio da consultora Daniela Pereira, ministrou a palestra “Controle do estresse no trabalho” a 150 colaboradores do Hipermercado Andorinha, localizado na Vila Nova Cachoeirinha, zona norte da capital.
Segundo a coordenadora de Recursos Humanos do Hipermercado Andorinha, Amanda da Silva Lima, a correria da vida moderna motivou a realização da palestra, sendo que a atuação da consultora foi decisiva para a abordagem do tema. “Objetivo é fazer com que os colaboradores reflitam sobre a aquisição de práticas mais saudáveis para uma vida melhor”, explicou.
Por meio do conteúdo teórico e dinâmicas bem animadas, a consultora Daniela Pereira mostrou aos colaboradores como o nosso corpo reage ao estresse positivo e negativo, e apresentou diversas dicas para controlar e amenizar o problema. “O estresse e impulsividade nos atos refletem diretamente nas relações de trabalho”, afirmou Amanda.
A efetiva participação dos colaboradores animou a coordenadora de RH do Andorinha, que classificou a palestra como “sensacional”. “A consultora tem conhecimento sobre o tema e soube abordá-lo de forma produtiva. Os colaboradores gostaram muito da palestra e saíram bem motivados”.
O resultado foi tão bom positivo que, a curto prazo, o Andorinha planeja realizar outras ações semelhantes. “Oferecemos, anualmente, palestras aos colaboradores, porém, investiremos mais em treinamentos”, concluiu Amanda.
Na ocasião, as colaboradores da APAS, Natalia Freitas e Hevelyn Stevanatto, que acompanharam de perto a realização da palestra, tiveram a oportunidade de conhecer a grande estrutura do Andorinha, bem como trocaram ideias e estreitaram o relacionamento com os colaboradores da loja.
Mais sobre o hipermercado
O Andorinha conta uma área de 7.000 m² e mais de 1.000 vagas de estacionamento. A loja, que ainda contempla um shopping, possui
1.200 colaboradores, que atendem, em média, mais de 30 mil clientes por dia. “Nossa operação é muito simples. Nossas atividades são focadas em ouvir os clientes e estar sempre conversando com os colaboradores, a fim de mantê-los motivados na loja”, explicou o diretor do Andorinha, Murilo Gouveia.
O diretor do Andorinha ainda contou que o hipermercado aboliu os famosos tabloides que contemplam as ofertas do dia. O custo foi direcionado para oferecer mais promoções aos clientes. “Atualmente, nossa única mídia é o boca a boca. As vendas nunca caíram, pelo contrário”, finalizou Murilo.