A APAS, por meio do superintendente Carlos Corrêa e o gerente Comercial, Fernando D’Ascola, marcou presença em evento promovido pela agência de promoção de exportações ProChile. A ideia é apresentar e disseminar os mais variados produtos do País andino no mercado brasileiro.
Em entrevista recente ao Valor Econômico, o governo do Chile afirmou que o objetivo é duplicar as vendas de seus principais produtos de exportação ao Brasil, tais como o salmão, vinho e azeite de oliva. “No marco de nossa estratégia de ampliar os mercados na América Latina, o Brasil, por ser o maior da região, é o que mais oportunidades oferece e também tem um mercado para ser criado”, afirmou o diretor da agência de promoção de exportações ProChile, Roberto Paiva.
Na ocasião, Paiva disse que sua viagem pelo Brasil, precedida por escalas na Argentina, Paraguai e Peru, integra a estratégia da presidente Michelle Bachelet de duplicar as exportações e agregar as pequenas e médias empresas às importações. Neste contexto, o executivo contou que se reuniu com representantes da APAS, na sede, em São Paulo, com o objetivo de levar as marcas chilenas às gôndolas brasileiras.
O Brasil, que concentra a maior quantidade de restaurantes japoneses da América Latina, é abastecido pelo salmão do Chile, que também é o principal fornecedor de vinhos estrangeiros. Segundo números do governo chileno, o comércio bilateral foi de US$ 9,27 bilhões em 2013, dos quais US$ 4,42 bilhões correspondem às exportações chilenas.
Fonte: Agência Efe/Valor Econômico
