Sob a temática “O cuidado de cada um, é a segurança de todos”, o Supermercado Bolshoi, localizado na cidade de Santos, litoral do Estado, realizou, no período de 13 a 18 de outubro, a III SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho). Trata-se de um evento exigido por lei a todas as empresas que mantém em sua estrutura uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
A empresa, que dispõe ainda de um empório na cidade litorânea, conta com um total de 94 colaboradores. “É de suma importância a realização da SIPAT para a empresa, pois trata-se de um evento que orienta, motiva, fiscaliza e faz cada colaborador refletir sobre a necessidade de trabalhar com segurança, utilizando corretamente os EPIs fornecidos, evitando assim acidentes de trabalho e doenças ocupacionais”, afirmou o coordenador da III SIPAT, Luiz Carlos Fernandes.
As palestras, que trouxeram à tona uma série de assuntos, tais como “Saúde bucal”, “Combate eficaz ao fogo”, “Primeiros socorros”, “Educação no transito”, “Motivação”, “Prevenção e combate à dengue”, “DST/Hepatites virais” e “Higiene na manipulação de alimentos”, contaram com grande adesão de público.
“A participação foi de mais de 95% de nosso efetivo, previamente aprovada por cada encarregado, podendo cada um dos colaboradores assistir ao número desejado de palestras, desde que não comprometessem o funcionamento da empresa. Oferecemos 10 palestras e registramos um número total de 230 participantes”, explicou Luiz Carlos.
Conforme determinação da Lei n°6514, de 22 de dezembro de 1977, a frequência do evento é anual, com a participação obrigatória de todos os membros da CIPA. Após o encerramento das palestras, foi realizado um churrasco com sorteio de brindes, show musical e stand-up comedy.
Importância da APAS para a empresa
O Supermercado Bolshoi destaca a atuação da Associação em prol do desenvolvimento dos associados e, por consequência, do setor. Luiz Carlos Fernandes elogia o trabalho de orientação e assessoria aos supermercadistas, a fim de esclarecer e desmembrar leis, por exemplo, com foco na harmonia com os clientes. “A APAS esclarece dúvidas e sempre busca o diálogo e entendimento cordial e transparente com os clientes e órgãos governamentais”.
Por fim, a empresa ressalta que utiliza os produtos e serviços oferecidos com exclusividade aos associados, como por exemplo, as Reuniões Abertas, Feira APAS e ações de cunho social. “Na Regional Baixada Santista, nossos colaboradores internos participam ativamente da grade de cursos da Escola APAS, para treinamento e capacitação”, conclui Luiz Carlos.