O Grupo de Prevenção de Perdas e Quebras (GPPQ) dos Supermercados Estrela, que conta com lojas na região de Presidente Prudente, interior do Estado, descobriu um fator importante que impacta diretamente nos negócios da rede: O desperdício de energia representava a segunda maior despesa das lojas, atrás apenas do salário dos colaboradores. Neste contexto, uma medida precisava ser tomada, com foco na melhoria contínua dos processos por meio da atuação efetiva de todos profissionais que atuam na rede, incluindo presidente, diretores e gerentes.
“Foi desenvolvido um check-list semanal com os principais vilões do consumo de energia, a fim de serem preenchidos e enviados para análise do GPPQ. Este controle fica a cargo de dois colaboradores por loja, definidos pelos gerentes, denominados por delegados e identificados com botons da campanha”, afirmou o gerente de GPPQ, Dario Maciel.
Os frutos já podem ser colhidos, uma vez que, após a primeira avaliação trimestral, foi detectada uma redução de 30.000 kwh. “Agora estamos investindo em troca de borrachas e trincos nas portas de câmeras frias, instalação de sensores elétricos de presença em diversos setores, aplicação de cortinas de ar e PVC, além de manutenção mensal dos equipamentos de ar-condicionado”, contou Dario.
O gerente ainda explicou que, apesar de interna, a campanha foi amplamente divulgada aos consumidores, por meio das redes sociais e do Estrela News, publicação da rede. “Compartilhamos nosso manual de boas práticas e dicas para economizar energia elétrica – tanto na empresa como em casa. A divulgação é muito importante porque, além do consumidor ser beneficiado com o repasse da economia de energia para os preços das mercadorias, é uma ação sustentável que favorece o valor de nossa marca”.
A campanha da rede é pautada por um planejamento estratégico com metas por loja e premiação por objetivo alcançado. “Após a sexta avaliação trimestral, queremos reduzir de 15 a 20% no consumo geral da rede no prazo de 18 meses. O objetivo é que esta despesa não ultrapasse de 0,5% a 0,7% do faturamento de cada loja”, explicou o gerente de GPPQ do Estrela. “Devido a nossa avaliação ser feita trimestralmente, a premiação também segue este calendário. Um troféu transitório fica a cargo da gerência e um vale-compra é enviado para cada delegado da loja vencedora”, complementou.
Importância da APAS para a rede
Os Supermercados Estrela contam com seis lojas em Presidente Prudente, duas lojas em Regente Feijó e uma loja em Álvares Machado. De acordo com Dario Maciel, a Associação tem uma importância muito grande para a rede, como, por exemplo, na capacitação e desenvolvimento profissional dos colaboradores e melhora da competitividade da empresa. “Sempre participamos dos cursos da Escola APAS realizados na Regional e também aderimos à ferramenta on-line e-Super. Além disso caminhões de nossa frota também foram comprados com descontos dos convênios da entidade”, concluiu.
Legenda da foto acima: Gilson (Fiscal de Perdas e Quebras G.P.P.Q), Edivaldo (Diretor Agência Publicidade Talismã), Marcelo Nicolucci (Presidente da rede) e e Dario Maciel (Gerente do departamento de G.P.P.Q)