A inflação em novembro apresentou alta de 1,27% de acordo, com o No acumulado do ano (de janeiro a novembro) a inflação já acumula alta de 7,33%. Já no acumulado em 12 meses a alta nos preços atinge 7,77%.
Vale ressaltar que a inflação apresentou variação entre os diversos produtos pesquisados. Em alguns itens houve elevação expressiva, mas em outros itens o comportamento dos preços foram mais favoráveis. Confira abaixo a relação dos itens que tiveram as maiores variações negativas e positivas.
Os itens com maior variação são os Produtos In Natura (Frutas, Legumes e Verduras, e os Tubérculos) e os fatores climáticos ainda continuam a impactar a disponibilidade destes produtos, e aliado a este fator, o período de entressafra agrava a falta do produto e a consequente pressão de alta nos preços.
A batata, grande vilão da inflação em novembro sofre um efeito sazonal, diante da entressafra do produto, já que neste período a região sul do país está no início de sua produção, e o estado de São Paulo está no término da produção, gerando assim um uma menor disponibilidade da oferta do produto, o que impacta no preço. Mas, este é um efeito sazonal, e o indicador aponta que mesmo com a alta de 60,02% em novembro, a batata apresenta queda nos preços no acumulado de janeiro a novembro de 11,54% e nos últimos 12 meses a queda nos preços da batata foi de 11,26%. Portanto, temos um período de elevação passageiro, que é algo sazonal e típico das culturas agrícolas que, tradicionalmente, apresentam preços mais instáveis quando comparados aos produtos industrializados.
Nota Metodológica
O Índice de Preços dos Supermercados tem como objetivo acompanhar as variações relativas de preços praticados no setor supermercadista ao longo do tempo. O Índice de Preços dos Supermercados é composto por 225 itens pesquisados mensalmente em 6 categorias: i) Semielaborados (Carnes Bovinas, Carnes Suínas, Aves, Pescados, Leite, Cereais); ii) Industrializados (Derivados do Leite, Derivados da Carne, Panificados, Café, Achocolatado em Pó e Chás, Adoçantes, Doces, Biscoitos e Salgadinhos, Óleos, Massas, Farinha e Féculas, Condimentos e Sopa, Enlatados e Conservas, Alimentos prontos,); iii) Produto In Natura (Frutas, Legumes, Tubérculos, Ovos, Verduras); iv) Bebidas (Bebidas Alcoólicas, Bebidas Não Alcoólicas); v) Artigos de Limpeza; vi) Artigos de Higiene e Beleza. Assim, o IPS se apresenta como instrumento útil aos empresários do setor na tomada de decisões com relação a preços e custos dos mais diversos produtos. No que diz respeito à indústria, de maneira análoga, possibilita a tomada de decisão com relação a preços e custos dos produtos destinados aos supermercados. Ao mercado e aos consumidores é útil para a análise da variação de preços ao longo do tempo possibilitando o acompanhamento da evolução dos custos ao consumidor do setor supermercadista.
