“Mesmo diante de um cenário econômico desfavorável e um desempenho ruim do comércio varejista, o setor supermercadista mantém crescimento acima de outras atividades, até pela característica de comercialização de produtos essenciais para a alimentação do brasileiro”. Este foi um dos assuntos tratados na apresentação realizada por representantes da APAS a profissionais da Votorantim Corretora. Na ocasião, estiveram presentes o superintendente da APAS, Carlos Corrêa, os gerentes de Gestão Corporativa e Economia e Pesquisa, Ana Carolina Casalinho e Rodrigo Mariano, além de investidores e representantes de corretoras de investimentos.
Durante a reunião, os representantes da APAS abordaram o cenário econômico brasileiro em 2014, as perspectivas para 2015, bem como as expectativas do setor supermercadista sobre desempenho, vendas de final de ano, preços, empregos e expansão.
Na apresentação realizada pelos profissionais da APAS foi ressaltado que a inflação impactou negativamente no desempenho das vendas ao longo de 2014. “De modo geral, 2015 tende a ser continuação deste ano, com desafios relacionados ao cenário macroeconômico, tais como inflação elevada e persistente, renda crescendo de maneira mais moderada e juros em elevação.”, disseram.
Diante deste cenário, a expectativa para o fechamento de 2014 é de crescimento nominal entre 8% e 8,5%, tendo como variável o desempenho de vendas das festas de fim de ano. Entretanto, com a inflação mais elevada ao longo deste ano, o crescimento real do setor deve variar entre 1 e 2%.
