O Extra inicia em 2015 a segunda fase do projeto “Extra na Comunidade – Cocriando um futuro melhor para o nosso bairro”, cujo objetivo é criar ou apoiar ações para construir um futuro melhor para comunidades nas redondezas de seus hipermercados. Trata-se de um reforço ao seu compromisso de engajamento social e objetivo de geração de valor compartilhado e desenvolvimento local.
O projeto piloto acontece em cinco bairros (dois em São Paulo e três no Rio de Janeiro) e, durante dois meses de 2014, equipes do Extra e dos parceiros AokaLabs, uma empresa B certificada, e Instituto Aro60, ONG atuante na causa da mobilidade, visitaram as comunidades nas regiões do Jaguaré e Mooca (SP); Copacabana e Tijuca/Meier (RJ), realizando um amplo mapeamento dos atores, instituições e espaços públicos e identificando as potencialidades das regiões. Nesta etapa, houve a preocupação de capturar tanto iniciativas que já estão gerando resultados positivos, quanto aquelas ainda em fase inicial ou que precisam de apoio para aumentar a escala de impacto.
Por dois dias foram feitos laboratórios de cocriação com a comunidade, visando construir junto com ela um sonho de futuro para o bairro. Assim, foi criada uma agenda de temas relevantes para serem incentivados durante este ano. No Jaguaré, por exemplo, a comunidade sugeriu a implantação de uma série de ações como Programa de Educação Ambiental, cisternas, aquecedores solares, hortas comunitárias e compostagem do material orgânico. Já no Méier, a comunidade se propôs a organizar um calendário de eventos para dar voz aos artistas e produtores culturais locais.
Com a ajuda do Extra e dos parceiros, as ativações começam neste inicio de 2015. A marca acredita que outros agentes privados, públicos e do 3º setor vão se engajar para maximizar o potencial de impacto das iniciativas. Além disso, já para contribuir com as comunidades do piloto, o Extra já está em processo de adoção de cinco praças, que serão revitalizadas para que a comunidade reocupe o espaço público.