Nesta semana, as Reuniões Abertas continuam sendo destaque pelas Regionais e Distritais da APAS. Em pauta, dois temas principais: “Eficiência energética” e “Perspectivas Econômicas para 2015”. O primeiro será abordado na Regional Campinas (dia 10), Regional São José do Rio Preto (Dia 11) e Distrital Sul (dia 12).
No que diz respeito à “Eficiência energética”, o consultor e especialista no assunto, Thiago Pietrobon, trará soluções para reduzir o impacto do problema e também medida preventivas de suma importância para a operação das lojas. A utilização dos Guias Práticos para Supermercados mais Sustentáveis da APAS vem ao encontro dos objetivos da palestra e será enfatizada aos supermercadistas.
As Reuniões Abertas são encontros em que a APAS propõe soluções para as questões apresentadas pelos supermercadistas associados, que podem interferir diretamente na operação e nos resultados das lojas. Nestas oportunidades é possível compartilhar os desafios e soluções que surgem no dia-a-dia do negócio, conhecer boas práticas adotadas por outros supermercadistas e ficar por dentro dos produtos e serviços oferecidos pela APAS. O final do encontro é marcado pelo happy hour, momento em que todos podem descontrair e estreitar relacionamentos.
Mais sobre os Guias da APAS
Com atenção voltada para a preservação do meio ambiente e o consumo consciente, a diretoria de Sustentabilidade da Associação Paulista de Supermercados (APAS) lançou nos meses de abril e maio de 2014 os Guias Práticos para Supermercados mais Sustentáveis – temas “Projeto, Construção e Reforma” e “Operação e Manutenção”, respectivamente, com o apoio das consultorias SustentaX e Eco Suporte. Trata-se de obras de referência para o setor supermercadista, que promove a sustentabilidade em todas as etapas. Trazem práticas e dicas sustentáveis, abordando temas como economia de água e energia, coleta seletiva de lixo e escolha de materiais mais ecológicos. Todas essas ações resultam em redução de custos, retorno financeiro, valorização da marca, criação de novos relacionamentos comerciais e conscientização.
O projeto de iluminação artificial das lojas, por exemplo, que está ligado à arquitetura no varejo, influenciando a experiência de compra do consumidor, é um dos assuntos abordados no Guia. Aspectos como menor consumo de energia e baixo custo de manutenção devem ser levados em conta nas chamadas lojas verdes.
“O Guia para Supermercados Sustentáveis – Projeto, Construção e Reforma atribui conceitos de sustentabilidade e informa os supermercadistas em relação aos principais pontos discutidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos, como eficiência energética, reciclagem de resíduos e os impactos ambientais gerados após o consumo”, afirma o diretor de Sustentabilidade, Erlon Godoy Ortega.
Já a segunda publicação aborda o tema Sustentabilidade na Operação e Manutenção de Loja, oferecendo aos supermercadistas dicas de como economizar água, tipos de torneira disponíveis, qual a melhor iluminação para proteger o meio ambiente e como fazer a separação de resíduos, entre outras. O conteúdo é dividido entre Consumo e Descarte – neste último, as inovações e exigências trazidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos pautam o capítulo.
Todos os associados da APAS receberam ambos os Guias, e demais interessados podem requisitá-los por meio da Central APAS de Relacionamento, pelo telefone (11) 3647-5000.
Clique aqui e confira as datas das Reuniões Abertas em sua Regional ou Distrital.