No Brasil, são produzidos70 milhões de litros de cervejas artesanais por ano. Segundo o ICB/Sindibebidas–MG, o setor apresenta crescimento de 21% ao ano. A expectativa do setor é que respondam por 2% do negócio de cerveja no país em até uma década (Associação Brasileira de Bebidas – Abrabe).
Diante deste cenário, a Feira APAS 2015 traz como uma de suas novidades o Projeto Especial Cervejas Artesanais. Com espaço temático exclusivo, o Projeto reúne diversos representantes dessa indústria, com o objetivo de aproximá-los do supermercadista.
MERCADO
Segundo a ABRABE (Associação Brasileira de Bebidas), são consideradas artesanais, cervejas produzidas em microindústrias que, em sua quase totalidade, têm origem familiar, com modestas instalações que permitem a produção especial e em pequenas quantidades, a sua produção, com a utilização de ingredientes especiais e seguindo receitas tradicionais, que utiliza maior quantidade de malte por hectolitro produzido quando comparado às grandes cervejarias.
As cervejas artesanais contêm pelo menos 80% de malte. Nas cervejas pilsen, as mais consumidas no país, o índice médio é de 53%.
Sua produção se limita até 1.000.000 litros/mês (a AMBEV produz essa quantidade por hora)
No Brasil, são produzidos 70 milhões de litros de cervejas artesanais, mercado esse que vem apresentando crescimento de 21% a.a – Fonte ICB / Sindibebidas – MG
Nos últimos três anos, o número de microcervejarias profissionais no Brasil foi de 70 para aproximadamente 270.
Essas estão concentradas principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, liderado por MG com 52 cervejarias (19,5% do total do país ). (Sindibebidas – MG)
FEIRA APAS
Sessão Solene de Abertura: 4 de maio às 14h (evento fechado para convidados)
Feira de Negócios: 4 a 6 de maio, das 14h às 22h / 7 de maio, das 14h às 20h
Congresso de Gestão: 5 a 7 de maio, das 8h30 às 14h
