De acordo com o departamento de Economia e Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), as vendas de produtos de Páscoa nos supermercados deverão crescer, nominalmente, entre 6% e 8%. Veja a projeção de algumas das redes do Estado:
Walmart
A rede projeta um crescimento de 7% nas vendas de bacalhau seco salgado. De acordo com o Walmart, a Páscoa representa mais da metade da venda anual de bacalhau, sendo que sete dias que antecedem o domingo de Páscoa são os de maior venda, sobretudo em filés, postas e peixes inteiros.
Covabra
Presente em Campinas, Capivari, Itatiba, Leme, Limeira, Pirassununga e Rio Claro, os Supermercados Covabra esperam um crescimento nas vendas da ordem de 10% em relação a 2014. “Recebemos quase todos os produtos encomendados para atender a demanda da Páscoa. As vendas são representativas no resultado do primeiro semestre”, afirma o gerente-executivo Comercial da Rede, Claudecir Franzini.
No período que antecede o feriado, também é esperado um crescimento significativo na compra de chocolates em geral e peixes, com preferência para o bacalhau. As vendas de pescados devem aumentar em até três vezes na Semana Santa em relação às demais épocas do ano e ter um crescimento entre 15% e 20% ante o ano anterior.
Spani Atacadista
Objetivo da rede, que conta com lojas em São José dos Campos, Guaratinguetá, Mogi das Cruzes, Atibaia, Lorena, Pindamonhangaba e Caraguatatuba, no estado de São Paulo, além de Resende e Volta Redonda, no Rio de Janeiro, é explorar os produtos sazonais dessa época do ano, tais como pescados, principalmente o bacalhau, vinhos, azeites e chocolates. A expectativa é que as vendas aumentem em 20%.
Lopes Supermercados
“A campanha de Páscoa desse ano está bastante agressiva. Portanto, a expectativa de vendas de produtos sazonais é maior em relação ao mesmo período do ano passado. Para ovos e chocolates, vinhos, azeites e bacalhau, a estimativa de venda é de 20% a mais”, explica Celso Ferreira, diretor comercial da rede.
Coop
Na Cooperativa de Consumo, as lojas estão sendo abastecidas com produtos relacionados à Páscoa e, graças às boas negociações da gerência comercial junto aos fornecedores, a expectativa é de um incremento de 4% no fornecimento em comparação ao mesmo período do ano passado.
“A grande demanda registrada nos últimos anos tem sido por ovos de até 500 gramas, tanto que poucos fabricantes apostaram neste ano em versões com gramaturas maiores, como de 1 quilo”, explica o coordenador de mercearia e perecíveis, Marcel de Pierre Amati.