Há um ano, quando assumi a presidência da APAS, minha primeira missão foi ouvir as pessoas, conhecer de perto os profissionais que estariam ao meu lado no dia a dia e, claro, aproximar-me ainda mais dos associados. A principal palavra não era “mudança” e, sim, “continuidade”, uma vez que o trabalho dos presidentes antecessores, com o apoio das respectivas diretorias, direcionou a Associação aos trilhos do crescimento e da profissionalização.
Me recordo que, na cerimônia de posse, eu pontuei alguns dos principais objetivos à frente da APAS, tais como ampliar as nossas influências setorial, comunitária e política, tornar a operação das lojas mais eficiente, bem como melhorar o relacionamento com os associados. Objetivos que, inclusive, integram o nosso importante trabalho de Planejamento Estratégico, traçado pela Associação para o período de 2015 a 2018. Com a efetiva participação da consultoria externa Falconi e das Diretorias Executiva e Regional, fizemos o redesenho da Missão e dos Valores, além da criação da Visão da entidade, que consiste em ser referência internacional em associação setorial.
Presidente Pedro Celso discursa na cerimônia de posse Veja as fotos
Eu gosto sempre de destacar que, das nove metas globais estabelecidas, quatro estão diretamente relacionadas aos supermercadistas que integram o quadro associativo da entidade: aumentar o contato com os associados, o número de associados que utilizam nossos convênios, o número de associados treinados pela escola APAS, além do número de associados que utilizam nossa consultoria e assessoria de gestão.
Realmente foram 12 meses de muito trabalho e aprendizado. Pouco tempo depois de assumir a presidência da APAS, já pude participar do Troféu Ponto Extra, importante e tradicional premiação da entidade que reconhece o trabalho e as ações da indústria – nossa parceira no atendimento ao consumidor. Aproveito a ocasião e faço um apelo para os associados participarem da escolha dos vencedores da edição de 2015. Basta acessar o portal do evento, www.trofeupontoextra.com.br, e, até 25 de setembro, acessar a votação pelo botão “Clique aqui para votar nos finalistas”. A entrega da premiação da 20ª edição do Troféu será realizada no dia 28 de outubro, na Sala São Paulo, um dos principais cartões-postais da capital paulista.
Ainda em 2014, destaco o recorde registrado pelo Evento Família, que reuniu 655 participantes no total, representando 164 supermercados, de 78 cidades do Estado. Um final de semana muito agradável com familiares e amigos, que, em 2015, será realizado entre os dias 13 e 15 de novembro, no Hotel Paradise Golf AndLake Resort, em Mogi das Cruzes.
Por falar em recorde, como não mencionar a Feira APAS 2015. Nos quatro dias de evento, recebemos um total de 73.778 visitantes, que puderam acompanhar as novidades e tendências de 685 expositores, sendo 138 internacionais. Números que nos enchem de orgulho e só reforçam o título de “Maior feira supermercadista do mundo”. Além disso, a Rodada Internacional de Negócios Apex-Brasil resultou em 56,6 milhões de dólares em negócios imediatos e esperados para os 12 meses seguintes ao evento, fruto das 694 reuniões que contaram com a participação de 80 empresas brasileiras e 34 compradores internacionais, de 22 países. O número de palestras do Congresso de Gestão praticamente dobrou: ao todo foram 59 debates que abordaram a temática do evento “Produtividade – A Serviço do Consumidor”. Destaco a participação do jurista Ives Gandra e do especialista internacional Ram Charan.
Evento de lançamento da Feira APAS 2015 (Regional ABC) Veja as fotos
Nos Eventos de Lançamento que antecederam a Feira APAS 2015, eu tive a oportunidade de percorrer o Estado para visitar nossas Regionais e Distritais. Conheci de perto dezenas de supermercados e histórias comoventes de supermercadistas que venceram uma série de desafios para erguer o negócio, muitas vezes fruto da dedicação de uma família inteira. Também pude estar com prefeitos e autoridades das cidades visitadas, a fim de mostrar o nosso trabalho e ressaltar a importância do setor para o desenvolvimento de profissionais e para geração de renda e emprego dos municípios.
Outra ação de grande sucesso são os encontros que estamos fazendo com importantes veículos de comunicação do País, como, por exemplo, os grupos Bandeirantes, Folha, Estado e Jovem Pan. O objetivo é garantir a credibilidade da Associação perante a mídia, fortalecendo a imagem do setor supermercadista. Sempre abordamos diversos assuntos, desde inflação e confiança do consumidor até vendas e dados do setor. Também falamos da lei municipal vigente em São Paulo sobre as sacolas plásticas, esclarecendo diversas dúvidas para garantir a comunicação sobre o assunto ao consumidor final.
Por falar neste tema, destaco o Acordo firmado com o Procon-SP, que trouxe como consequência a redução média de 70% na distribuição de sacolas plásticas em diversos supermercados da capital. Vale ressaltar que o Acordo está em vigência e, até 11 de novembro, os associados da cidade de São Paulo devem conceder vantagens aos consumidores que levarem às lojas suas ecobags e/ou outros meios de transporte de mercadorias.
Aos associados de todas as cidades, gostaria de destacar também o novo formato das Reuniões Abertas nas Regionais e Distritais, com mais interatividade e, inclusive, a participação dos gestores da APAS por meio de transmissão simultânea diretamente da Sede, em São Paulo. A participação de dezenas de associados em cada encontro pelo Estado mostra que estamos no caminho certo, sempre levando temas e assuntos que impactam diretamente na operação das lojas.
Ainda no campo dos benefícios aos associados, lançamos a 2ª edição da Campanha Marcas Campeãs, que, desenvolvida pela própria APAS, em parceria com a Star Trade, distribuirá mais de R$ 1 milhão em prêmios, entre eles, uma casa. A maior promoção de uma Associação setorial já conta com a parceria de importantes indústrias e será realizada nas lojas no período de 01 de fevereiro a 10 de abril de 2016 – um total de 70 dias. Serão dois dias de sorteio, 16 e 23 de abril do mesmo ano. O número de ganhadores será igual por cada Regional e Distrital da entidade. A campanha visa, entre outros objetivos, elevar as vendas, o fluxo de clientes nas lojas e também estreitar o relacionamento com as empresas patrocinadoras.
Evento de Posse: Distrital São Paulo apresenta diretoria – Saiba mais
Por fim – e não menos importante –, gostaria de externar minha felicidade em participar da Posse da diretoria da Distrital São Paulo, realizada no dia 27 de agosto. Mais uma vez desejo sucesso à diretora Shirlei Castanha e seus vices, Antônio e Marcos, e contem conosco para o desenvolvimento dos supermercados da região central da capital paulista.
As portas da APAS estão abertas para todos os associados. Critiquem, elogiem, deem sugestões, mas não deixem de participar, pois todas as ações e atividades desenvolvidas pela equipe da entidade são voltadas aos associados. Os desafios são grandes, ainda mais em meio aos atuais cenários político e econômico, porém, nunca nos intimidamos ou tivemos medo de arregaçar as mangas. Temos sempre que pensar em novas perspectivas e oportunidades. Contamos com o apoio dos associados para crescermos como entidade e setor, ano após ano.