Se por um lado o cenário macroeconômico em 2015 traz desafios, por outro está carregado de oportunidades. Para isso é preciso atuar em sintonia com um novo consumidor, que possui demandas e hábitos de consumo diferentes. Essa foi a principal mensagem disseminada pelas discussões do Bloco do Conhecimento, realizado durante a 49ª edição da Convenção ABRAS, em Atibaia (SP).
O bloco reuniu executivos da indústria, varejo e parceiros, que participam de conversas rápidas, trazendo ideias e trocando experiências de grande interesse para os presentes.
“Quando o consumo fora do lar passa a ser menos viável surge uma grande oportunidade para o setor varejista fazer com que isso aconteça dentro das casas”, destacou o diretor-presidente da GfK Brasil, Felipe Mendes. O executivo destacou ainda que os canais cash & carry, o “atacarejo”, e mercado de vizinhança/proximidade, que já vêm se destacando, devem se fortalecer ainda mais no Brasil diante das mudanças no panorama macroeconômico e nos hábitos de consumo.
Mas isso não significa que não há espaço para que novos formatos sejam explorados. Caso da rede mineira Verdemar, que faz sucesso ao adotar um conceito diferenciado voltado a ser mais do que um supermercado, mas uma “casa de gastronomia” para o cliente AB. “Queremos sempre surpreender e encantar os clientes, tornando a experiência de compra um divertimento”, destacou o presidente do grupo, Alexandre Poni.
O vice-presidente de vendas da Ambev, Fernando Soares, também ressaltou a oportunidade única que o varejo tem de aproveitar o momento para ampliar o consumo dentro do lar, especialmente de cervejas. “Trata-se de um momento único para fazer mudanças e devemos nos unir para isso: indústria e varejo.”
Por sua vez, o diretor de lojas de proximidade do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Renato Giarolla, falou sobre as diferentes características das bandeiras MiniMercado Extra e Minuto Pão de Açúcar. O executivo destacou que o sucesso do formato demanda estrutura e gestão totalmente diferenciadas. E que o modelo, inspirado na experiência europeia, precisa ser adaptado à realidade brasileira para vingar, mas que é uma forte aposta do grupo.
O diretor de trade marketing do grupo JBS, Marcelo Costa, a exemplo do executivo da Ambev, também destacou que deve haver uma proximidade cada vez maior entre varejo e indústria a fim de potencializar a troca de informações e experiências, que levem a um atendimento ainda melhor das expectativas desse novo consumidor cada vez mais conectado e multicanal.
Ao final, o diretor de Inovação e Alianças Estratégicas da GS1 Brasil, Roberto Matsubayash, abordou as questões relativas ao Projeto de Lei 91/2015, que, ao alterar a Lei 10.962/04, trata da oferta e formas de afixação de preços de produtos e serviços para o consumidor.
Fonte: Portal ABRAS