Durante o mês de outubro, a APAS promove atividades em apoio à Campanha Outubro Rosa. A iniciativa nasceu do movimento internacional, que, realizado em vários países, tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção ao câncer de mama e estimular a participação da população, empresas e entidades.
Até o dia 31 de outubro, a APAS colocará ambientação cor de rosa na fachada da sede da entidade, banner no site, matéria na revista institucional e também fará campanhas junto aos supermercados para a distribuição de folders que trazem informações importantes sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de conscientizar e divulgar os direitos da mulher de fazer mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a Lei Federal nº 11.664/2008. As mídias sociais também irão trazer informações sobre a campanha.
“É o papel da APAS, como entidade, apoiar a campanha Outubro Rosa e envolver a comunidade e, principalmente, nossos associados. Nenhum estabelecimento está mais presente na vida do consumidor que nossos supermercados”, afirma Esther Gonçalves, diretora de Responsabilidade Social da APAS.
Pedimos a participação dos associados para disseminar a importância da Campanha para colaboradores e associados. Acessem o link (https://portalapas.vibezz.com.br/m5.asp?cod_noticia=16978&cod_pagina=1222&categoria) e baixem o material de divulgação. Vamos fazer a nossa parte em prol desta causa tão nobre.
Mais sobre o movimento
O Outubro Rosa simboliza a luta contra o câncer de mama, o tipo que mais acomete mulheres, e visa mobilizar diversas instituições. O movimento popular internacional tem sua origem ligada aos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama ou mamografia no mês de outubro e, posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês tornou-se oficial na prevenção da doença.
A história do Outubro Rosa nos remete à última década do século 20, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Desde então, a corrida é promovida anualmente na cidade.
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, sendo, assim, denominado “Outubro Rosa”. Todas as ações eram – e ainda são – direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce, sendo que, a fim de sensibilizar a população, as cidades se enfeitavam com os laços na cor rosa, principalmente nos locais públicos. Adiante, surgiram outras iniciativas focadas no Movimento, como a ideia de iluminar de rosa os monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, entre outros.
Site oficial da Campanha: http://www.outubrorosa.org.br
MATERIAL PARA DOWNLOAD