O Comitê de Centrais da APAS – Associação Paulista de Supermercados reuniu-se na sede da associação, em São Paulo, para planejar as ações de 2008. Sob a coordenação de Edivaldo Bronzeri, vice-presidente de Centrais de Negócios, e o apoio das consultoras Stela Beluzzi e Jacqueline Vidigal Aricó, vários grupos de trabalho desenvolveram o plano que vai nortear a atuação das redes no competitivo mercado supermercadista.
Cinco subcomitês – Desenvolvimento e Gestão; Financeiro; Relacionamento com Fornecedores; Marcas Próprias; e RH e Capacitação – são responsáveis pelo desenvolvimento do negócios envolvendo os pequenos supermercados no estado de São Paulo, cujo crescimento vem superando, de longe, o desempenho dos grandes.
No último estudo elaborado pela Nielsen/APAS, apresentado da Feira APAS 2007, mostrou que as lojas de 1 a 4 check-outs registraram o faturamento maior 3,9% sobre o ano anterior, quando o setor, em nível nacional, cresceu apenas 0,57%.
Em 2007, quando o segmento supermercadista cresceu 5,92% em vendas, os pequenos mantiveram a tendência e cresceram bem mais. O volume de faturamento deverá chegar próximo dos R$ 4 bilhões em São Paulo, cerca de 26% do total de vendas das centrais de todo o País, somando R$ 15 bilhões.