Na Região Metropolitana de São Paulo, o segmento de Supermercados registrou crescimento de 14,1% nas vendas em março, se comparado ao mesmo período de 2007. É o melhor desempenho desde 2002. No acumulado do ano, apresenta alta de 8,3%. É o que apurou a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), divulgada ontem. Para a entidade, o resultado é atribuído à recuperação do rendimento real médio do trabalhador e revela a retomada gradativa do setor supermercadista, que vem ocorrendo desde junho de 2007.
A pesquisa revelou também alta de 6,1% nas vendas do comércio no mês de março, em comparação ao mesmo período do ano passado. No trimestre, o varejo acumula alta de 7,3%. O maior aumento foi no setor de Vestuário, Tecidos e Calçados (18,1%), enquanto a principal queda – de 30,4% – foi nas lojas de Autopeças e Acessórios.
De acordo com a Fecomercio, os números confirmam a expectativa de alta nas vendas em 2008, com o crédito em expansão e a recuperação dos índices de emprego e de renda. A tendência é de que o consumo permaneça aquecido até o final deste primeiro semestre.