Os preços do feijão, das frutas como laranja, limão e mamão, do açúcar e do café apresentaram queda em maio, nos supermercados paulistas. É o que aponta o IPS (Índice de Preços dos Supermercados), estudo mensal da APAS feito pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e divulgado hoje. A menor variação dos preços é fruto de negociações com fornecedores.
Por outro lado, no período, a taxa de variação dos preços para os produtos comercializados nos supermercados foi de 3%, superior ao registrado em abril, de 0,11%. Nos últimos doze meses, a alta chegou a 10,94%, ainda refletindo o crescimento dos preços dos alimentos desde o segundo semestre do ano passado.
Os preços dos alimentos e das bebidas subiram 3,34%, enquanto os artigos de limpeza aumentaram 0,91%, e os produtos de higiene e beleza, 1,92%. Os itens que mais subiram foram a carne bovina (5,03%), as aves (7,31%), o leite (5,21%), o arroz (22,16%) e o pão francês (8,68%).
No ano, a taxa do IPS está em 3,87%, ficando os alimentos e bebidas com 4,20%, e os produtos de higiene e beleza 3,53%, contra uma estabilidade nos preços dos artigos de limpeza.