Nesta terça-feira, 24, a APAS conquistou o 5º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, categoria “Entidade Empresarial”, em cerimônia realizada na Sede da Federação do Comércio do Estado de São Paulo. O diretor de Sustentabilidade da Associação, Mauricio Cavicchiolli, recebeu o prêmio das mãos da mestre de cerimônia e jornalista, Rosana Jatobá. A entidade ainda foi representada por Eduardo Ariel Grunewald (Gerente de Serviços aos Supermercados), Rose Pavan (Coordenadora de Sustentabilidade), Thiago Pietrobon (Integrante do Comitê de Sustentabilidade) .
“É uma honra receber esse prêmio em nome da APAS. Lembro aqui de toda a equipe que participou e esteve junto para que pudéssemos ganhar esse prêmio e o desejo é convencer todos os supermercadistas da importância da sustentabilidade. É um dos prêmios mais importantes que a APAS já recebeu”, afirmou o diretor de Sustentabilidade da APAS, Mauricio Cavicchiolli.
Logo em sua primeira participação na premiação, a APAS foi premiada em razão do Projeto “Supermercados Mais Sustentáveis Como Estratégia Para Melhoria de Ganho e Enfrentamento de Crise”, que contempla diversas ações em prol das boas práticas sustentáveis do setor. Um dos destaques são os Guias Práticos para Supermercados mais Sustentáveis – temas “Projeto, Construção e Reforma” e “Operação e Manutenção”, que foram produzidos com o apoio das consultorias SustentaX e Eco Suporte.
Ao todo, mais de 1.200 empresas receberam os Guias Práticos para Supermercados mais Sustentáveis. Alguns associados relataram o sucesso na prática ao utilizar o material desenvolvido pela APAS, caso de Renato Gaspar Martins, diretor do Supermercado Santa Cruz, que conta com quatro lojas em Votuporanga, interior do Estado.
“Em setembro de 2014 fiz a primeira substituição da ilha de congelados por fechada e motor aclopado. No mesmo mês, porém, houve aumento de energia e não consegui mensurar a redução. Já em março de 2015 eu me preparei melhor para o acompanhamento e, além disso, realizei a substituição das lâmpadas das gôndolas iluminadas por LED, além da substituição da outra ilha de congelados. Neste período, foi realizado um reajuste na conta energia em 21% e, a partir das providências tomadas e utilização dos Guias da APAS, consegui uma redução de 6% ante o mesmo anterior, sendo assim uma economia de 27% e se mantendo nos meses subsequente”.
O também vice-presidente da APAS destacou a importância dos Guias Práticos da APAS aos associados. “Temos informações ricas nos materiais – desde reforma, novas lojas e ações operacionais. Os Guias são de fácil leitura para multiplicação com os colaboradores responsáveis por departamentos terem a oportunidade de colocar em prática”, elogiou.
Mais ações
Outra ação destacada no Projeto premiado foi o Espaço Sustentabilidade APAS-Unilever, que, durante a Feira APAS 2015, orientou 1.092 pessoas e mais de 300 checklists personalizados para implantação de soluções sustentáveis foram emitidos durante o evento. Além disso, 201 empresas buscaram se aprofundar no tema participando dos workshops, com 19 atendimentos personalizados na Consultoria de Gestão.
As Reuniões Abertas realizadas aos supermercadistas nas Regionais e Distritais também trouxeram orientações aos supermercadistas associados, por meio de palestras ministradas pelo integrante do Comitê de Sustentabilidade da APAS, Thiago Pietrobon, sob a temática “Produtividade por meio da maior eficiência hidro energética. Estratégias para o enfrentamento da crise”. Ao todo, os encontros contaram com a participação de 201 supermercados.
Em meio aos desafios hídricos e energéticos, Pietrobon apresentou o atual cenário do Brasil e propôs soluções para aumentar a eficiência e produtividade nas lojas, trazendo assim uma utilização mais consciente dos recursos em consonância ao meio ambiente. Em decorrência das palestras realizadas nas Reuniões Abertas, a APAS criou um canal de relacionamento com os associados e oferece Consultoria de Gestão para sanar dúvidas e implantar ações de enfrentamento às questões levantadas.
Os veículos de comunicação da APAS (Revistas SuperVarejo e Acontece, além da newsletter diária) também são um canal de informação e interação com os associados, por meio da divulgação de conteúdos relevantes e casos de sucesso por todo o Estado.
“O reconhecimento do trabalho, além de indicar que estamos no caminho certo, garante a ampla divulgação e intercambio de informações com interessados que, certamente, acessarão o conteúdo dos projetos”, destacou o Thiago Pietrobon.
A premiação conquistada pela APAS é promovida pela FecomercioSP, com a coordenação técnica da Fundação Dom Cabral, e tem como objetivo estimular práticas sustentáveis em projetos que agreguem valor a novos modelos de negócios, serviços e produtos. O quesito “inovação” foi o principal critério na escolha. Veja, abaixo, o ganhador de cada categoria:
Empresa
Microempresa
• Bandejas e Copos Feitos de Bagaço – Bio&Green (São Paulo/SP)
Pequena e Média
• Plano Diretor de Sustentabilidade do Camará Shopping – Camará Shopping Center (Camaragibe/PE)
Grande Empresa
• Projeto de Compostagem e Telhado Verde do Shopping Eldorado – Shopping Eldorado (São Paulo/SP)
Entidade Empresarial
• Supermercados Mais Sustentáveis – Associação Paulista de Supermercados (Apas) (São Paulo/SP)
Indústria
• Monitoramento Geoespacial na Cadeia de Fornecimento Bovino – Marfrig (São Paulo/SP)
Órgão Público
• Programa Municipal de Ibirarema: Lixo Mínimo – Prefeitura de Ibirarema (Ibirarema/SP)
Academia
Professor
• Origem Sustentável – Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho – Universidade de São Paulo (São Paulo/SP)
Estudante
• Agricultura Urbana: Produção, Varejo e Consumo de Alimentos – Lya Cynthia Porto de Oliveira – Fundação Getulio Vargas (São Paulo/SP)
Reportagem Jornalística
Rádio/TV
• “A Energia que Vem do Lixo” – Isabel Mega Araújo – BandNews FM (Brasília/DF)
Jornalismo Impresso
• “Orgânicos na Mesa” – Antônio Melquíades Júnior – Diário do Nordeste (Fortaleza/CE)
Jornalismo Online
• Especial multimídia “A Periferia Travada” – Roberta Soares – JC Online e NE10 (Recife/PE)