O jornal Primeira Hora, da Radio Bandeirantes, exibido na manhã desta segunda-feira, 30, mostrou que o consumidor paulistano entendeu a campanha educativa da APAS e Procon-SP em prol da redução do consumo de sacola plástica. O Acordo entre as entidades se encerrou na capital alcançando a redução de 70% na distribuição do produto.
No entanto, o Procon-SP recomenda que o preço das sacolas regulamentadas, que cumpre à Lei Municipal 15.374, de 18 de maio de 2011, deve estar exposto no checkout. A APAS também orienta os associados da capital no que diz respeito a manter a sinalização obrigatória no chekout “Poupe recursos naturais! Use sacolas reutilizáveis”. Outras medidas são importantes, como, por exemplo, manter o certificado do fornecedor da qualidade do produto.
Apesar do fim do acordo em 11 de novembro e mesmos os supermercados estando desobrigados a cumprir suas cláusulas, as lojas poderão continuar a incentivar ações junto aos consumidores com o intuito de estimular e reconhecer aqueles que mudaram seus hábitos em relação à utilização de sacolas plásticas, substituindo por outros meios de transporte de mercadorias. Também é possível continuar a comercializar sacolas do tipo ecobag a preços promocionais.
Neste contexto, a APAS fechou um importante convênio com a Fort Lar, que oferece ecobags com menores custos aos associados. Para mais informações, acesse https://portalapas.vibezz.com.br/imagens/WEB%20ECOBAGS.pdf, entre em contato com a sua Regional/Distrital, ou pela Central de Relacionamento APAS, por meio do telefone (11) 3647-5000 ou e-mail relacionamento@apas.com.br.
Relembrando o Acordo com o Procon-SP
Os itens começaram a vigorar no dia 11 de maio deste ano. Desde então, os supermercados participantes ofereceram vantagens ao consumidor que levassem seus próprios meios, como as ecobags. A este cliente foi concedido desconto de R$0,03 a cada cinco produtos comprados ou a cada R$30,00 em mercadorias adquiridas.
Outra opção foi fornecer cupons para sorteios. Foram também concedidas gratuitamente por 60 dias duas sacolas reutilizáveis, dentro dos padrões estabelecidos pela Prefeitura de São Paulo, para que o cliente se adaptasse ao processo de mudança.
Os supermercados ainda comercializaram ecobags com descontos e explicitaram o preço das sacolas plásticas regulamentadas oferecidas no estabelecimento, estas vendidas a preço de custo.
Para o vice-presidente da APAS, Paulo Pompilio, o sucesso da ação se deve, principalmente, às parcerias estabelecidas. “Creditamos ao apoio do Procon, à adesão dos associados APAS e aos próprios consumidores o sucesso obtido com essa campanha, que não só reduziu o consumo de plástico como provocou o debate e a conscientização para a mudança de hábito da sociedade. Esse é nosso maior legado”, afirma.