Mais do que em anos anteriores, o consumidor aproveitou a Black Friday, a mega liquidação que ocorreu no dia 27 de novembro, para antecipar as compras de Natal. Duas pesquisas do comércio on-line mostram que as vendas deste ano superaram as realizadas no evento de 2014 e mais de 1,5 milhão de consumidores foram às compras.
Nas contas da ClearSale, em parceria com o BuscaDescontos, organizador da Blackfriday.com.br, o faturamento das lojas on-line com a data atingiu R$ 1,5 bilhão, com crescimento de 76% em relação a 2014, quando a receita foi de R$ 872 milhões.
A pesquisa do E-bit/Buscapé mostra que o volume de negócios foi recorde e atingiu R$ 1,6 bilhão, com avanço de 38% ante o ano anterior. Os dois levantamentos mostram que o valor médio da compra foi entre 11% e 18% maior na comparação com 2014.
Segundo Juliano Motta, diretor geral da BlackFriday.com.br, apesar do cenário econômico instável, o consumidor aproveitou para economizar e antecipar as compras de Natal no comércio online.
As duas pesquisas mostram que eletrodomésticos (17,2%) lideraram a lista de pedidos do comércio online, seguidos por celulares (16,6%) e eletrônicos (9,2%). Em faturamento, os celulares e eletrodomésticos, com 22% cada, responderam pela maior fatia de vendas.
Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo