No dia 11 de novembro, encerrou-se o Acordo firmado entre a APAS e Fundação Procon, que visava incentivar o consumidor a utilizar sacolas plásticas regulamentadas de maneira racional, objetivando a mudança de hábitos e o cuidado com o meio ambiente. O acordo teve como principal objetivo proporcionar adequação da população à legislação municipal que proíbe a distribuição de sacolas convencionais nos comércios. O resultado, divulgado pelo próprio Procon, mostrou a redução em 70 % no consumo de sacolas entre os supermercados aderentes a Campanha.
Para o devido cumprimento à Lei Municipal 15.374, de 18 de maio de 2011, a APAS orienta os associados da capital no que diz respeito à manutenção de algumas medidas, sendo obrigatória a afixação das placas informativas com as dimensões de 40 cm x 40 cm, junto aos locais de embalagem de produtos e checkouts, com o seguinte teor: “POUPE RECURSOS NATURAIS! USE SACOLAS REUTILIZÁVEIS”.
Apesar do fim do acordo em 11 de novembro e mesmos os supermercados estando desobrigados a cumprir os itens do Acordo, as lojas poderão continuar a incentivar ações junto aos consumidores com o intuito de estimular e reconhecer aqueles que mudaram seus hábitos em relação à utilização de sacolas plásticas, substituindo por outros meios de transporte de mercadorias.
Relembrando o Acordo com o Procon-SP
Os itens começaram a vigorar no dia 11 de maio deste ano. Desde então, os supermercados participantes ofereceram vantagens ao consumidor que levassem seus próprios meios, como as ecobags. A este cliente foi concedido desconto de R$0,03 a cada cinco produtos comprados ou a cada R$30,00 em mercadorias adquiridas.
Outra opção foi fornecer cupons para sorteios. Foram também concedidas gratuitamente por 60 dias duas sacolas reutilizáveis, dentro dos padrões estabelecidos pela Prefeitura de São Paulo, para que o cliente se adaptasse ao processo de mudança.
Os supermercados ainda comercializaram ecobags com descontos e explicitaram o preço das sacolas plásticas regulamentadas oferecidas no estabelecimento, estas vendidas a preço de custo.
Para o vice-presidente da APAS, Paulo Pompilio, o sucesso da ação se deve, principalmente, às parcerias estabelecidas. “Creditamos ao apoio do Procon, à adesão dos associados APAS e aos próprios consumidores o sucesso obtido com essa campanha, que não só reduziu o consumo de plástico como provocou o debate e a conscientização para a mudança de hábito da sociedade. Esse é nosso maior legado”, afirma.