O consumidor paulistano deu uma aula de conscientização no uso de sacolas reutilizáveis, cujo resultado foi a redução de 70% no consumo e cerca de 1 bilhão e meio de sacolas não foram enviadas aos aterros. Para parabenizar o engajamento dos consumidores, a APAS reforça a campanha em importantes veículos de comunicação, tais como os jornais Estado de São Paulo, Folha de S.Paulo, Agora e Metro, e as rádios Band FM, Nativa FM, CBN e Capital AM.
Download da peça: https://portalapas.vibezz.com.br/imagens/Anuncio-Sacolas-Fim-de-ANo.pdf
O spot para as rádios e o anúncio a ser veiculado nos jornais contam com o seguinte texto:
“Consumidor paulistano: graças à sua conscientização no uso de sacolas reutilizáveis, em 2015 deixarmos de enviar cerca de 1 bilhão e meio de sacolas plásticas aos aterros. As sacolas regulamentadas estão disponíveis a preço de custo nos supermercados e devem ser usadas para a coletiva seletiva. Isso está em linha com as melhores práticas ambientais do mundo. Parabéns por esta conquista e boas festas”.
Recomendamos que o spot também seja veiculado nas rádios internas das lojas
Obrigações dos supermercados
A APAS relembra que, apesar do fim do Acordo com o Procon-SP em 11 de novembro de 2015, os supermercados da capital devem se atentar a algumas obrigações e recomendações no que diz respeito ao cumprimento, em todos os termos, da Lei Municipal 15.374, de 18 de maio de 2011, notadamente quanto às sacolas reutilizáveis que deverão obedecer os moldes da Resolução AMLURB, bem como, no tocante à afixação das placas informativas com as dimensões de 40 cm x 40 cm, junto aos locais de embalagem de produtos e caixas registradoras, com o seguinte teor: “POUPE RECURSOS NATURAIS! USE SACOLAS REUTILIZÁVEIS”.
A APAS orienta ainda que o preço da sacola e o certificado do fornecedor da qualidade do produto estejam expostos de modo visível aos clientes, de preferência nas caixas registradoras.
Por fim, mesmo desobrigadas, as lojas podem optar pela continuidade ao incentivo de ações junto aos consumidores com o intuito de estimular e reconhecer aqueles que mudaram seus hábitos em relação à utilização de sacolas plásticas, substituindo por outros meios de transporte de mercadorias. Também é possível continuar a comercializar sacolas do tipo ecobag a preços promocionais.
Relembrando o Acordo
Os itens começaram a vigorar no dia 11 de maio deste ano. Desde então, os supermercados participantes ofereceram vantagens ao consumidor que levassem seus próprios meios, como as ecobags. A este cliente foi concedido desconto de R$0,03 a cada cinco produtos comprados ou a cada R$30,00 em mercadorias adquiridas.
Outra opção foi fornecer cupons para sorteios. Foram também concedidas gratuitamente por 60 dias duas sacolas reutilizáveis, dentro dos padrões estabelecidos pela Prefeitura de São Paulo, para que o cliente se adaptasse ao processo de mudança.
Os supermercados ainda comercializaram ecobags com descontos e explicitaram o preço das sacolas plásticas regulamentadas oferecidas no estabelecimento, estas vendidas a preço de custo.
Para o vice-presidente da APAS, Paulo Pompilio, o sucesso da ação se deve, principalmente, às parcerias estabelecidas. “Creditamos ao apoio do Procon, à adesão dos associados APAS e aos próprios consumidores o sucesso obtido com essa campanha, que não só reduziu o consumo de plástico como provocou o debate e a conscientização para a mudança de hábito da sociedade. Esse é nosso maior legado”, afirma.
Convênio APAS
Os associados podem adquirir as sacolas reutilizáveis do fornecedor Valbags, empresa com certificado de conformidade ABNT e homologada para utilização do Selo de Qualidade – INPABIEF VALBAGS.
Mais informações: https://portalapas.vibezz.com.br/imagens/VALBAGS%20-%20SITE.pdf