Apesar de a inflação ter exigido muito do setor supermercadista em 2015 para segurar os preços em patamares estáveis, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) espera um ano moderadamente melhor em 2016, prevendo uma retomada lenta e gradual da economia, com ligeira melhora na confiança dos empresários e consumidores.
Conforme comentou o presidente da Associação, Pedro Celso, a expectativa é que a inflação esteja entre 6,0 e 6,5% e o PIB chegue a -2%.
Pedro considera que alguns dos principais entraves serão inflação, alta carga tributária, indefinições políticas devido ao processo de impeachment, má gestão pública, variação do dólar e as altas taxas de juros, fatores que exigem ainda mais poder de negociação dos supermercados com seus fornecedores. “Altos impostos acarretam uma menor renda disponível e diminuem o poder de compra da população. Isso desencadeia um menor consumo, menor arrecadação e atinge todos os setores do comércio, entre eles o supermercadista”, diz.
Ele comentou ainda que o setor é afetado em qualquer cenário em que há redução de renda das famílias, uma vez que a variável mais importante para o aumento do consumo de alimentos e bebidas é a renda disponível da população.
“Impostos são altos, mas não há retorno em forma de bons serviços públicos à população e investimentos mínimos necessários em infraestrutura para um crescimento sustentável. É preciso repensar o que se quer para o Brasil e, principalmente, para os brasileiros”, finaliza.
Vale ressaltar que as vendas do setor supermercadista apontaram ao longo de 2015 desaceleração em relação a 2014, diante de um quadro de inflação mais elevada e persistente, queda do emprego e menor geração de renda. Com isso, o ano finaliza com expectativa de queda de 0,5% nas vendas em relação ao ano anterior.
Expectativa dos principais indicadores econômicos do varejo supermercadista segundo a APAS:
IVS (Vendas): 2015 (-1%) / Expectativa para 2016 (Entre 0,5% e 1%)
IPS (Inflação / Preços): 2015 (9%) / 2016 (6,5%)
Nível de Desemprego no Brasil: 2015 (9,5%) / 2016 (11%)
% de Turnover anual nos Supermercados: 2015 (42% – Média) / 2016? (40% Média)