Na última sexta-feira, 5 de fevereiro, todas as lojas Pão de Açúcar do Brasil realizaram ofereceram 50% de descontos em todas as cervejas especiais da rede. A promoção, que integra o calendário promocional da marca para 2016, registrou crescimento de 94% nas vendas da categoria se comparado ao Carnaval do ano passado. A rede também registrou crescimento de 83% em toda categoria de cervejas.
Para realizar a ação, a rede negociou antecipadamente com seus fornecedores, o que permitiu ofertar aproximadamente 100 rótulos nacionais e importados. E não foi apenas o segmento de cervejas especiais que registrou crescimento: o de bebidas em geral (incluindo destilados, vinhos e não alcoólicos), cresceu cerca de 34% no Pão de Açúcar, se comparado com o Carnaval de 2015.
Categoria confirmada na APAS 2016
Os Projetos Especiais “Cervejas Artesanais”, “Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos” (HPPC) e “Flores”, que foram novidades da APAS 2015, já estão com espaço garantido na edição desse ano do evento. A iniciativa visa desenvolver novos fornecedores para as categorias, além de disseminar conteúdo, tendências e inovações para que supermercadistas potencializem o segmento nas lojas, ampliando o mix de oferta aos consumidores.
O Projeto Especial Cervejas Artesanais apresenta um mercado que tem conquistado grande espaço no Brasil. A categoria de bebidas representa, em valor, 10,9% das vendas dos supermercados, sendo que as cervejas em geral representam 6,2%. As cervejas artesanais e premium já participam com 10,5% do volume total das vendas de cervejas no país.
Segundo a ABRABE (Associação Brasileira de Bebidas), são consideradas artesanais as cervejas produzidas em micro indústrias que, em sua quase totalidade, têm origem familiar, com modestas instalações que permitem a produção especial e em pequenas quantidades.
A produção conta com a utilização de ingredientes especiais e seguem receitas tradicionais, sendo que o produto é preparado com cerca de 30% a mais de malte se comparado às grandes cervejarias.