Os supermercados, assim como a grande maioria dos comércios varejistas, sofrem com a falta de troco, em especial com o “sumiço” das moedas. Seja qual for a causa do problema, os supermercados enfrentam tal desafio com tecnologia e criatividade.
Em duas lojas do Enxuto, que conta com unidades em Campinas, Cosmópolis, Rio Claro, Piracicaba e Limeira, a rede conta com a máquina CataMoeda, que, lançada em 2013 pela empresa de tecnologia de mesmo nome, é comercializada pela Prosegur. A CataMoeda Prosegur é um equipamento que recolhe as moedas depositadas pelo cliente e faz a contagem do valor. Na sequência, a máquina emite um recibo com o valor depositado ao cliente, que troca por um dos serviços oferecido pelo varejista: um vale-compras com bônus variável conforme contrato, cédulas ou doação para instituições beneficentes.
Segundo informações da Prosegur, a máquina não é comercializada e, desta forma, o estabelecimento deve alugá-la diretamente com a área Comercial da empresa, também responsável pela instalação e manutenção do equipamento. “Atualmente, existem 160 máquinas instaladas em todo o País. Até janeiro de 2016, foram realizadas 343 mil operações com 50 milhões de moedas depositadas e R$ 16 milhões captados”, concluiu Alessandro Abrahão.
Criatividade em alta
No Violeta Supermercados, que conta com cinco lojas na capital paulista, a vantagem aos consumidores é outra: a troca de R$ 150 em moedas pelo mesmo valor em cédulas dá direito a um panetone. A criatividade também pode ser uma aliada para o enfrentamento desse desafio.
A matéria completa estará disponível na revista impressa, que chegará às mãos dos associados na segunda quinzena de fevereiro, e também no Portal APAS (www.portalapas.com.br).