O vereador Laércio Benko, do PHS, realizou diligência nos comércios do bairro da Penha na última quinta-feira, 12 de maio, para verificar se a Lei Municipal 15.374/2011 – que proíbe a distribuição de sacolas plásticas exceto as regulamentadas pela AMLURB – está sendo cumprida.
Acompanhado de um agente da subprefeitura da Penha, o vereador passou por 7 estabelecimentos, entre lojas de conveniências, farmácias e bombonieres. Destes, quatro apresentaram irregularidades.
Os comércios que não seguiam a lei foram notificados e devem passar a utilizar as embalagens corretas. “Notamos uma resistência por parte dos comerciantes em cumprir a lei. Se a maioria dos estabelecimentos está agindo conforme a lei recomenda, é possível todos estarem. Eles têm um papel importante na conscientização da população para diminuir o uso das sacolas e, com isso, ajudar na causa ambiental”, disse Benko.
Para a APAS, estas iniciativas são fundamentais para que todos os agentes estejam regularizados. “É preciso que todo o comércio paulista se engaje na aplicação do que determina a legislação municipal. O resultado mostrará que o objetivo ambiental da nova lei, de aumentar o uso de ecobags e reduzir o volume de plástico por meio da conscientização, tem sido atingido”, afirma o superintendente da APAS, Carlos Corrêa.