As consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) registraram um aumento de 7,5% na média diária na comparação entre a primeira quinzena de julho deste ano e julho de 2006. Já as consultas ao UseCheque cresceram 5,7%, segundo dados da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), noticiou a Folha Online.
Considerando o total de dias, o SCPC registrou queda de 0,8% e o UseCheque, queda de 2,4% na comparação entre as primeiras quinzenas de julho deste ano e de 2006.
Para o presidente da ACSP, Alencar Burti, a expectativa é que o desempenho do varejo continue favorável na segunda quinzena de julho e ao longo do segundo semestre. Os fatores que têm contribuído para esse resultado, como a queda da taxas de juros, o alongamento dos prazos do crediário e a melhora do emprego e da renda, devem continuar presentes, diz.
Segundo Alencar Burti, as importações também favorecem as vendas do varejo ao conter preços e oferecer maior variedade de produtos ao consumidor.
Ainda segundo dados da ACSP, o número de pedidos de falência cresceu 10% de julho de 2006 para julho de 2007, indo de 30 para 33, mas teve queda de 10% com relação a junho (30). Já as falências decretadas foram de 11, em julho do ano passado, para 12 neste mês –em junho de 2007, foram apenas três no mês todo.
Fonte: Folha Online