De acordo com o Índice Nacional de Vendas ABRAS, as vendas do setor supermercadista acumulam alta de 0,24% de janeiro a abril, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em abril, as vendas do setor em valores reais, deflacionadas pelo IPCA/IBGE, apresentaram queda de -5,87% na comparação com o mês imediatamente anterior e queda de -2,50% em relação ao mesmo mês do ano de 2015.
Em valores nominais, as vendas apresentaram queda de -5,29% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a abril do ano passado, a alta foi de 6,54%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 10,22%.
“Passado o primeiro quadrimestre do ano, podemos ver que as vendas do setor começam a se estabilizar, após oito meses de queda. Ainda há muitas expectativas em relação à política econômica do País, com a mudança de governo e com a espera de um duro ajuste fiscal. Mas os resultados dos últimos dois meses parecem nos dar alguns indícios de que começamos a encontrar o caminho do crescimento outra vez”, destacou o presidente do Conselho Consultivo da ABRAS, Sussumu Honda.