O Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA), da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), apresentou crescimento de 58% no volume de frutas, verduras e legumes (FLV) rastreados no primeiro trimestre de 2016 na comparação com o mesmo período do ano passado.
O resultado é devido à adesão do Grupo Carrefour, segunda maior rede supermercadista do Brasil, no ano passado, de acordo com a PariPassu, empresa responsável pelas análises técnicas do programa.
Somente no primeiro trimestre de 2016 já foram rastreados 360,1 mil toneladas de FLV ante 227,5 mil toneladas do ano passado. O programa, lançado em 2011, monitora e rastreia no Brasil uma média mensal de 80 mil toneladas de frutas, legumes e verduras desde o ano de sua implantação.
“Até hoje, mais de 4 milhões de toneladas de alimentos foram rastreados desde o lançamento do Rama, apoiando a redução do uso de defensivos agrícolas (agrotóxicos) através da conscientização da cadeia produtiva e orientando a comercialização e o consumo seguro de alimentos, por meio do incentivo à adoção das boas práticas agrícolas e ao diálogo construtivo do setor”, afirma Marcio Milan, vice-presidente da ABRAS.
Mais informações: http://www.abras.com.br/clipping.php?area=20&clipping=55927.
Fonte: Portal ABRAS