Em novembro de 2015, a APAS conquistou o 5º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, categoria “Entidade Empresarial”, em cerimônia realizada na Sede da Federação do Comércio do Estado de São Paulo. O diretor de Sustentabilidade da Associação, Mauricio Cavicchiolli, recebeu o prêmio das mãos da mestre de cerimônia e jornalista, Rosana Jatobá. A entidade ainda foi representada por Eduardo Ariel Grunewald (Gerente de Serviços aos Supermercados), Rose Pavan (Coordenadora de Sustentabilidade) e Thiago Pietrobon (Integrante do Comitê de Sustentabilidade) .
“Foi uma honra receber esse prêmio em nome da APAS. Lembro aqui de toda a equipe que participou e esteve junto para que pudéssemos ganhar esse prêmio e o desejo é convencer todos os supermercadistas da importância da sustentabilidade. É um dos prêmios mais importantes que a APAS já recebeu”, afirmou o diretor de Sustentabilidade da APAS, Mauricio Cavicchiolli.
Logo em sua primeira participação na premiação, a APAS foi premiada em razão do Projeto “upermercados Mais Sustentáveis Como Estratégia Para Melhoria de Ganho e Enfrentamento de Crise”, que contempla diversas ações em prol das boas práticas sustentáveis do setor. Um dos destaques são os Guias Práticos para Supermercados mais Sustentáveis – temas “Projeto, Construção e Reforma” e “Operação e Manutenção”, que foram produzidos com o apoio das consultorias SustentaX e Eco Suporte.
Ao todo, mais de 1.200 empresas receberam os Guias Práticos para Supermercados mais Sustentáveis. Alguns associados relataram o sucesso na prática ao utilizar o material desenvolvido pela APAS, caso de Renato Gaspar Martins, diretor do Supermercado Santa Cruz, que conta com quatro lojas em Votuporanga, interior do Estado.
“Em setembro de 2014 fiz a primeira substituição da ilha de congelados por fechada e motor aclopado. No mesmo mês, porém, houve aumento de energia e não consegui mensurar a redução. Já em março de 2015 eu me preparei melhor para o acompanhamento e, além disso, realizei a substituição das lâmpadas das gôndolas iluminadas por LED, além da substituição da outra ilha de congelados. Neste período, foi realizado um reajuste na conta energia em 21% e, a partir das providências tomadas e utilização dos Guias da APAS, consegui uma redução de 6% ante o mesmo anterior, sendo assim uma economia de 27% e se mantendo nos meses subsequente”.
O também vice-presidente da APAS destacou a importância dos Guias Práticos da APAS aos associados. “Temos informações ricas nos materiais – desde reforma, novas lojas e ações operacionais. Os Guias são de fácil leitura para multiplicação com os colaboradores responsáveis por departamentos terem a oportunidade de colocar em prática”, elogiou.