Na Cooperativa de Consumo Popular de Cerquilho – Coocerqui, que conta com lojas em Boituva, Cerquilho e Tietê, o leque de opções de cursos da Escola APAS e os consultores capacitados motivam ainda mais o encaminhamento da equipe aos treinamentos. Não à toa a empresa é uma das que mais utilizam este benefício proporcionado pela Associação.
“Colaboradores qualificados promovem melhorias em processos e nos modelos de gestão, que podem impactar positivamente nos resultados. Treinar e desenvolver pessoas é um investimento constante”, disse Pamela Delafiori, que atua na área de Recursos Humanos da empresa.
Segundo Pamela, a ausência de investimento na equipe aumenta o retrabalho e, por consequência, o custo da operação. “Devemos mapear a equipe, ser mais assertivos nas contratações e investir em treinamentos, pois desta forma conquistamos a lealdade dos colaboradores”, explica.
Portal APAS:
Por que a Coocerqui utiliza os cursos da Escola APAS com frequência? Quais os benefícios?
Pamela Delafiori:
São cursos que complementam nossas necessidades do dia a dia, e a APAS nos oferece um leque de assuntos com instrutores capacitados e um custo baixo. Contando também com os que acontecem na sede da APAS em Sorocaba que sempre que possível aproveitamos para capacitar sempre mais os colaboradores.
Portal APAS:
Em tempos de instabilidade econômica, vocês acham que o treinamento é importante para manter a equipe engajada e mais produtiva?
Pamela Delafiori:
Sim, treinamento é sempre bem vindo em qualquer fase econômica e principalmente esta em que estamos passando. Colaboradores qualificados promovem melhorias em processos e modelos de gestão que podem impactar positivamente nos resultados. Treinar e desenvolver pessoas é um investimento constante que deve haver sempre.
Portal APAS:
Há algum receio em treinar o funcionário e perde-lo logo na sequência para outro emprego?
Pamela Delafiori: Não, a final o custo seria muito maior se não investir-mos em nada e perdemos internamente com retrabalhos e a desmotivação. Devemos mapear a equipe, ser mais assertivos nas contratações e investindo em treinamentos conquistamos a lealdade dos colaboradores.
Portal APAS:
Quais os benefícios na prática que vocês tiveram com os treinamentos? Aumento de vendas? Aumento de produtividade? Redução de perdas? Poderiam dimensionar em números ou dados concretos?
Pamela Delafiori:
O nosso foco de prioridade é sempre o atendimento, com ele conseguimos melhoras outras competências da área e consequentemente o aumento de vendas. Nas contratações costumo dizer que a Coocerqui não trabalha com produtos e sim atendimento, por isso devemos priorizá-lo.