A rede de supermercados Walmart investirá R$ 550 milhões no Brasil no segundo semestre e, desta forma, fechará 2016 com um aporte total de R$ 1 bilhão. O montante repete o ano passado, mas em menores valores reais, ao se considerar a inflação de 10,67% em 2015.
A companhia acaba de concluir o processo de integração logística de 414 lojas, de sete diferentes bandeiras que o grupo controla no País. A medida, que unificou sistemas e procedimentos de estoque, levou dois anos, consumiu R$ 750 milhões e 20% do aporte previsto para 2016.
“A outra parte desse valor contempla a abertura de três unidades – duas delas no Nordeste e uma em local a definir- e a reforma de lojas já em operação”, diz Flavio Cotini, presidente do Walmart Brasil. “Queremos racionalizar recursos, implantar refrigeradores com portas nas unidades para economizar luz e lâmpadas que gastam menos”, complementa.
Nas lojas, o comportamento do consumidor mudou com a crise. “Percebemos um aumento da frequência na primeira semana do mês, quando a maioria dos clientes recebeu seu salário, e uma queda nas idas ocasionais”, explicou Cotini.
No fim do ano passado, a rede anunciou que fecharia 60 lojas em todo o País, uma vez que, segundo a empresa, as mesmas apresentavam baixo desempenho e equivaliam a cerca de 5% do total de vendas. “Para o balão subir, tem de tirar alguns sacos de areia. Antes da crise, muitas empresas fizeram importantes movimentos de expansão por imaginar um cenário que não se concretizou”, concluiu o presidente do Walmart Brasil.