Uma das estratégias adotadas pelas fabricantes de bebidas alcoólicas em meio à recessão foi ampliar a oferta de produtos em supermercados, hipermercados e lojas de conveniência, aproveitando a tendência dos consumidores de consumir mais bebidas em casa e menos em bares e restaurantes.
Um levantamento da consultoria Dunnhumby revelou que, em 2015, as empresas varejistas aumentaram em 30% a variedade de linhas de bebidas alcoólicas, com a introdução de 142 novos produtos nas prateleiras. O portfólio total de bebidas alcoólicas no varejo gira em torno de 700 itens.
A Dunnhumby monitora o comportamento de 22 milhões de clientes de redes como Pão de Açúcar e Extra. Flávio Carvalho, diretor da empresa, disse que, do total de produtos novos, 30% eram linhas bebidas saborizadas, tais como cachaça e uísque com mel.
Das linhas novas, 55% eram bebidas alcoólicas especiais, com preços pelo menos 115% superiores ao preço por litro da versão padrão. Para uma bebida padrão, a consultoria considera garrafas com preços entre R$ 85 e R$ 115 a unidade. Na categoria premium, as categorias que mais tiveram aumento de produtos ofertados foram as de cachaça, vodca especial e uísque com mel.
“Algumas linhas de produtos populares também tiveram aumento de linhas, como cachaças e catuaba”, disse.
O movimento contribuiu para o aumento das vendas em supermercados. Em 2015, o setor apresentou crescimento nas vendas de vodca premium (45,4%), vodca popular (18,3%), cachaça premium (32,5%), cachaça popular (26,6%), uísque premium (6%) e drinques prontos (14%).
Fontes: Valor Econômico/ O Negócio do Varejo