Nesta quarta-feira, 13 de julho, a Escola APAS realizou mais um encontro do Comitê de RH que, com sala cheia, reuniu dezenas de associados de todo o Estado de São Paulo. Na ocasião, Elton Moraes, consultor da Korn Ferry, abordou os desafios dos supermercadistas, principalmente no que tange aos profissionais desta área, para engajar os colaboradores e reter os talentos na empresa, em meio a um cenário econômico desafiador e com constantes mudanças, aumento da concorrência, pressão por melhores resultados e novos hábitos de consumo.
“As empresas necessitam ter uma métrica de engajamento dos colaboradores e não apenas pensar em remuneração. Por vezes, os gestores estão tão focados nos resultados e se esquecem de quem os suportam, que, no caso, são as pessoas”, afirmou o consultor.
Ainda de acordo com Moraes, o departamento de RH tem um importante papel técnico e estratégico em qualquer negócio – e não apenas operacional. “O RH conhece do negócio e deve se colocar como tal. Para o efetivo engajamento dos colaboradores, são necessários clareza no direcionamento, confiança nas lideranças, respeito, qualidade, foco no cliente, remuneração e benefícios, autonomia e empoderamento, cooperação, recursos, entre outros aspectos”.
O consultor também ressaltou a importância de outras ações na rotina de trabalho, tais como feedback, pesquisa de clima e a tão falada trilha de carreira, que gera atração e retenção dos colaboradores. “Está provado que o consumidor que tem uma experiência positiva na loja gasta mais e a assistência dos colaboradores é um grande impulsionador”, conclui.
Mais sobre o Comitê
Com uma agenda trimestral de reuniões, o Comitê de RH da Escola APAS foi idealizado com o objetivo de proporcionar condições para a capacitação profissional dos colaboradores alinhados à demanda do mercado. Para tal, o encontro discute processos de mudança com foco no desenvolvimento pessoal e profissional os colaboradores, a fim de atrair e reter talentos no setor.