A prática da intercooperação está cada vez mais presente no cooperativismo como forma de fortalecimento e a Coop é um exemplo de que é necessário compartilhar know-how para gerar bons negócios. Seguindo à risca o sexto princípio cooperativista, a empresa forneceu assessoria técnica e operacional à Coocerqui, de Cerquilho, e à Coopercica, de Jundiaí, para instalar drogarias internas em suas lojas, já que foi pioneira na implantação desse serviço.
Até hoje, a Coop faz a gestão comercial das seis drogarias instaladas pelas cooperativas co-irmãs, por meio da compra coletiva de medicamentos, e, desta forma, as mesmas usufruem das condições comerciais que a Cooperativa negocia com os fornecedores farmacêuticos.
“O pedido de compras é realizado pelas próprias cooperativas, baseado na demanda de cada uma, e a Coop oferece respaldo para que os laboratórios garantam a mesma condição”, explica Rosangela Prado, gerente de Negócios Drogaria da Coop.
Trabalho semelhante é realizado pela área comercial com os produtos de marca própria. A Coop concedeu às filiadas da Cooperativa Central de Consumo (Coopbrasil) o direito de comercialização da linha de 307 itens em suas gôndolas. Duas delas já fazem uso de alguns produtos da marca, de acordo com Marta Borges, gerente de compras de alimentícios. Uma demanda que deve aumentar gradativamente com a consciência de que a marca própria é um agente importante de fidelização.