Auditar, analisar e rastrear são os pilares do Programa 3P de Qualificação de Fornecedores de Hortifruti do Walmart, já em operação em todo o Brasil. A iniciativa, que envolve toda a cadeia e vai além da detecção de resíduos de agrotóxicos em frutas, verduras e legumes, conta com a participação de mais de 550 fornecedores de todo o País, de 25 culturas de hortifrúti. A partir de 2017, somente produtores rurais inseridos no Programa fornecerão ao Walmart.
Os principais diferenciais do Programa são assegurar a rastreabilidade e análise dos resíduos de agrotóxicos nos produtos e possuir um pilar educativo de capacitação por meio de auditorias. “Com a ferramenta, o produtor tem em mãos todos os requisitos que deve atender para fornecer frutas, legumes e verduras seguros não só sob o ponto de vista químico (agrotóxicos), mas também físico e microbiológico”, explica Márcia Rossi de Sylvio, gerente de Segurança dos Alimentos do Walmart Brasil.
O Programa de Qualificação de Fornecedores de Alimentos do Walmart segue o modelo GFSI (Global Food Safety Initiative), padrão de segurança de alimentos que aumenta a transparência, permite maior eficiência de custos em toda a cadeia de fornecimento de alimentos e contempla auditorias sequenciais que culminam com a certificação GFSI do fornecedor. O sistema foi desenhado em fases, conforme o porte da empresa e o risco inerente ao produto e processo. “Com ele, nossos fornecedores são auditados e têm uma meta de certificação, conforme seu grau de risco”, explica Sylvio.
Atualmente, todo produto recebido pelo Walmart é identificado por um código que permite rastreá-lo desde a origem. “O consumidor tem acesso às informações do programa e a origem dos alimentos por meio de um QR-Code na embalagem do produto ou na etiqueta de identificação da caixa onde está exposto”, conclui.