Até o dia 15 de setembro está sendo realizada a 13ª Semana do Peixe nos supermercados de todo o País. “Peixe é saboroso, saudável e sustentável” é o mote da campanha deste ano, que prevê, para o período, crescimento de até 25% nas vendas.
Criada pelo recém-extinto Ministério da Pesca, a campanha, neste ano, tem forte apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e do Comitê de Pesca das Indústrias do Estado de São Paulo (Compesca-Fiesp). A APAS também apoia a ação.
“A ABRAS é uma das articuladoras e grande colaboradora da Semana do Peixe desde a sua primeira edição, sempre se empenhando na promoção desta campanha para todo o setor no Brasil e para o aumento das vendas deste importante item da alimentação brasileira”, afirma Fernando Yamada, presidente da ABRAS.
Sobre o potencial de crescimento em vendas de peixes no período, estimado em até 25%, o superintendente da ABRAS, Marcio Milan, justifica.
“Houve anos, como 2009, em que a campanha significou aumento médio de 20% a 25% nas vendas de peixes em supermercados em relação a datas comuns, sem promoção.”
Mais informações podem ser obtidas em material complementar e também pelo Portal ABRAS, que republica, quinzenalmente, o Boletim Semana do Peixe 2016, feito pela Seafood Brasil, que traz os acontecimentos mais recentes envolvendo a campanha.
Walmart participa com itens até 17% mais baratos
No período da campanha, as lojas Big, Bompreço, Nacional, Mercadorama e Walmart estão com preços de pescados até 17% mais baratos.
Em busca por produtos mais saudáveis, o consumidor passou a consumir mais peixes nos últimos anos. Mas, ainda o brasileiro consome menos do que a quantidade diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 12.7kg/ano. A preferência é por peixes congelados, que registram um incremento nas vendas acima da média da categoria.
“Mas têm clientes que não trocam o hábito da compra do peixe fresco, principalmente quando a intenção de consumo é para um peixe assado inteiro ou recheado”, observa Dante Proveti, diretor Comercial do Walmart Brasil.
Entre os peixes mais vendidos nas lojas da rede, destaque para o filé de Tilápia, filé de Salmão, filé de Merluza, Salmão inteiro fresco, Tilápia inteira fresca, Tainha inteira fresca, posta de Cação e frutos do mar.