Durante o mês de outubro, a APAS promove entre os seus associados ações em apoio à Campanha Outubro Rosa. A iniciativa nasceu do movimento internacional, que, realizado em vários países, visa chamar atenção para a prevenção ao câncer de mama e para a importância do diagnóstico precoce, bem como estimular a participação da população, empresas e entidades.
Por este motivo, a APAS disponibiliza um material de divulgação da Campanha para ser colocado nas lojas e utilizado pelos colaboradores dos supermercados (clique aqui). Desta forma, será possível mobilizar tanto os próprios funcionários quanto os clientes para esta conscientização, inclusive sobre os direitos da mulher de fazer mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a Lei Federal nº 11.664/2008.
“Pela representatividade da APAS, é nosso papel apoiar a Campanha Outubro Rosa e envolver nossos associados e, consequentemente, a comunidade. Nenhum estabelecimento está mais presente na vida do consumidor do que os supermercados”, afirma Esther Gonçalves, diretora de Responsabilidade Social da APAS.
Baixe o material de divulgação da Campanha, vista sua equipe de rosa e vamos fazer a nossa parte em prol desta causa tão nobre.
Mais sobre o movimento
O Outubro Rosa simboliza a luta contra o câncer de mama, o tipo que mais acomete mulheres, e visa mobilizar diversas instituições. O movimento popular internacional tem sua origem ligada aos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama ou mamografia no mês de outubro e, posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês tornou-se oficial na prevenção da doença.
A história do Outubro Rosa nos remete à última década do século 20, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Desde então, a corrida é promovida anualmente na cidade.
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, sendo, assim, denominado “Outubro Rosa”. Todas as ações eram – e ainda são – direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce, sendo que, a fim de sensibilizar a população, as cidades se enfeitavam com os laços na cor rosa, principalmente nos locais públicos. Adiante, surgiram outras iniciativas focadas no Movimento, como a ideia de iluminar de rosa os monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, entre outros, como utilizar peças de roupa cor de rosa durante o mês.
Site oficial da Campanha: www.outubrorosa.org.br.