No dia 29 de novembro, a APAS abrirá as portas da Sede para um evento pioneiro no campo da segurança dos alimentos: o Global Markets, que marcará oficialmente o lançamento do Programa no Brasil.
A iniciativa, fruto da atuação do Comitê de Segurança Alimentar da entidade, em parceria com a Food Design, visa alinhar um único modelo para qualificação e certificação de fornecedores de alimentos do varejo, modelo este reconhecido internacionalmente, o que gera maior confiança entre as partes, além da redução de custos com auditorias, retrabalho e perdas.
Site oficial: http://globalmarketsapas.com.br/
Além do lançamento do Programa Global Markets, será apresentado um website que contará com informações aos supermercadistas e fornecedores.
O evento tem patrocínio das empresas IFS, Food Design/IRSFD, Intertek, Kiwa, DNV – GL e NSF.
Inscrições:
– Associados da APAS e convidados com carta convite (Basta indicar o CNPJ no ato da inscrição): gratuito
– Demais inscritos: R$ 350,00
Clique aqui e garanta já a sua inscrição para o evento.
Mais sobre o Programa
Já implantado em países da Europa, América do Norte e do Sul, o modelo deste Programa (GFSI – Global Food Safety Initiative – Global Markets) prevê auditorias sequenciais para avaliar o Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos dos fornecedores em uma proposta escalável, partindo do nível básico, aplicável a fornecedores pequenos e em desenvolvimento e subindo a barra gradualmente, passando pelo nível intermediário, até que o fornecedor esteja pronto para a certificação.
A certificação, uma vez obtida, é aceita por todos os estabelecimentos, evitando que o fornecedor passe por múltiplas auditorias dos diferentes varejistas, reduzindo custos que deixarão de ser incorporados aos produtos que nos fornecem, além de alcançar a melhoria dos seus processos, reduzindo perdas e reclamações de consumidores e aperfeiçoando sua imagem percebida, atendendo às demandas de seus clientes e abrindo novos mercados.
O Programa propiciará outros benefícios aos associados da APAS, com destaque para a melhoria da qualidade dos alimentos que, por sua vez, impactará na possibilidade de redução de autuações de órgãos de fiscalização por erros causados pela falta de gestão dos fornecedores e o aumento da satisfação dos clientes.
A implantação do Programa, por meio da atuação da entidade, comprova a importância do tema para o varejo como um todo, uma vez que toda a cadeia – que envolve fornecedores, supermercadistas e consumidores – será favorecida.
Preocupação com a Segurança dos Alimentos
O tema é tratado com bastante atenção pela APAS, tanto que, ao final de 2010, foi criado o Comitê de Segurança dos Alimentos da APAS, com objetivo de interpretar e disseminar as legislações sanitárias, além de promover as melhores práticas junto aos associados. O Comitê é composto por técnicos do setor especializados no assunto, entre eles nutricionistas, engenheiros de alimentos e veterinários das redes varejistas.