Uma pesquisa do IBOPE Inteligência, realizada em janeiro de 2016, que contou com a participação de dois mil entrevistados em todo o Brasil, revelou que 82% dos brasileiros consideram que o País está no rumo errado e 61% dizem que já alteraram ou planejam alterar o hábito de consumo e o planejamento financeiro. Portanto, os desafios econômicos alteraram – e muito – o sentimento consumista das pessoas.
Em A Crise Econômica e a Dinâmica das Compras da Família Brasileira, o IBOPE Inteligência revelou que os desafios econômicos trouxeram maior conscientização política e de consumo. Ou seja, o consumidor está mais racional e busca novos valores no que compra.
Algumas ações conseguiram ampliar aos consumidores o leque de opções, como, por exemplo, as embalagens menores, que racionalizam o consumo de acordo com os anseios, ou ainda a embalagem do tipo refil, que barateia o custo do produto e, ao mesmo tempo, é benéfica para a natureza.
O Estudo apresentou algumas sugestões que as marcas podem usar para enfrentar o atual momento econômico e político do País — aos quais também são apropriadas aos supermercadistas.
Confira a seguir:
– Reconheça o poder dos consumidores e deixe isso explícito;
– Valorize as escolhas do consumidor que sejam conscientes ou ponderadas, e dê motivos/razões para uma compra com informação;
– Transmita a ideia de solidez, da compra como investimento;
– Customize: o consumidor pode escolher do jeito dele;
– Resgate a noção de lazer e diversão;
– Utilize um tom de transparência e parceria, ao invés de paternalismo.
Fonte: Ibope Inteligência.